Pesquisa:
 

Quarta-feira, 20 Maio 2009 10:58

GUATEMALA
Mudar de nome



A Organización Trans (OTRANS) da Guatemala, representante do colectivo transexual nacional, pediu a aprovação de uma lei que lhes permita alterar os nomes para os do género oposto.


Durante o I Congreso Nacional de Personas Transexuales que terminou dia 17 com uma marcha contra a homofobia e transfobia, Debby Maya, membro fundador do colectivo OTRANS, que trabalha com a ONU na luta contra a SIDA, afirmou que a principal reivindicação é uma lei de identidade de género.

A lei, disse, permitirá que mudem do nome com que nasceram para o do género que utilizam, visto presentemente a lei não autorizar tal procedimento.

A OTRANS, fundada em 2006, obteve reconhecimento legal há 15 dias, procura alianças para que o congresso aprove uma lei que termine com a discriminação. Na Guatemala não existem dados oficiais sobre o número de transexuais existentes, mas a OTRANS estima que existam entre 7 e 8 mil, 150 deles na capital.

Com 39 anos, Debby Maya afirmou que desde os 15 anos sabe qual a sua verdadeira identidade de género, embora tenha demorado 14 anos a assumi-la, tendo o apoio dos pais, das três irmãs e dos três irmãos que tem. "Sou a única transexual na família", assegurou, acrescentando que a lei pedida visa impedir a discriminação existente em todos os estratos sociais da sociedade Guatemaltense.

Debby é activista dos direitos humanos e pertence à Organización para Mujeres y del Proyecto “La Sala”, que defende os direitos humanos das pessoas transexuais.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal