Pesquisa:
 

Domingo, 19 Fevereiro 2012 10:39

ÍNDIA
Mudança de nome e género sem efeito retroactivo



Um tribunal rejeitou um pedido de alteração de nome e género nos diplomas escolares a um homem transexual depois de se submeter a uma cirurgia de correcção de sexo, com base em que equivaleria a uma alteração da história.


O tribunal considerou que “o homem não tem direito a benefícios retrospectivos ao seu nome e género. De acordo com o juiz Jay Thareja, “a concessão do pedido equivaleria a uma alteração da história”.

Nascido com genitália feminina, o homem submeteu-se a uma cirurgia de correcção de sexo em Outubro de 2008 em Chennai. Depois da cirurgia, enviou uma certidão e um pedido ao Concelho Central de Educação Secundária em Setembro de 2010 pedindo que fosse corrigido o seu nome e género na documentação e certidões emitidas.

Durante o julgamento, as autoridades escolares opuseram-se ao pedido, alegando que a documentação estava conforme a informação dos anos escolares, 1985 e 1987. Também alegaram que as leis existentes não autorizavam alterações na documentação, nem a emissão de nova documentação por alteração de nome e género.

O tribunal considerou entretanto que o requerente, de 41 anos, tinha direito a uma declaração de alteração de nome e género, clarificando que a declaração junto com a documentação escolar eram suficientes para “sossegarem a ansiedade do homem”.

“Se alguma autoridade pública recusar aceitar a alteração do nome e género do requerente ou a legitimidade da documentação escolar, a solução será um processo contra essa autoridade num forum apropriado”, acrescentou o juiz.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal