Pesquisa:
 

Quinta-feira, 19 Janeiro 2012 00:44

CUBA
Racismo, transfobia e homofobia



Pela mesma altura em que saíam as notícias sobre Mariela Castro e a sua expectativa de que o Partido venha a aceitar uma legislação contra a discriminação pela orientação sexual e identidade de género, soube-se de mais um caso nada abonatório para Cuba.


Da prisão provincial de Cerámica Roja e segundo o detido Rolando Castro Sanchez, vem a informação de que uma transexual (ou trans) foi assassinada na esquadra policial de Guáimaro, em Camaguey, no dia 4 de Janeiro.

“Jessica” Leidel Luis, de 18 anos, natural de Santiago de Cuba, que vivia em Las Tunas com o companheiro Yariel, faleceu depois de receber um brutal espancamento.

A jovem encontrava-se em trânsito para Las Tunas quando foi parada num auto-stop à saída de Guáimaro, de repente e sem motivo algum foi detida pelos “amarillos” (inspectores estatais de tráfego) que lhe lançaram epítetos como “negro maricas e asqueroso” e “aviaram-lhe” logo um forte espancamento, enviando-a depois para a esquadra de Guáimaro.

De acordo com a fonte, quando chegaram à esquadra, os polícias Galindo Yarían Larena, Juan Ramón Lorenzo, o chefe dos instrutores, Heriberto, e o chefe de sector, Boris Luis Caballero, “aviaram” novo espancamento a Jessica, encerrando-a depois num calabouço, desmaiada e com as mãos atadas.

Detidos que se encontravam noutros calabouços chamaram-na mas sem resposta. Pelas 01h 35m da manhã de 5 de Janeiro, os polícias encontraram-na morta retirando-a da prisão envolta num lençol e levando-a para destino desconhecido.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal