Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Terça-feira, 16 Junho 2009 10:42

PORTUGAL
Peça sobre transexualidade com actriz transexual



REGARDE MAMAN, JE DANSE é uma história transexual. É a história de coragem de VANESSA VAN DURME, que nesta peça simboliza tantas e tantas pessoas transexuais por esse mundo fora, num espectáculo tocante sobre a importância de aceitar o outro.


Nos dias 19 e 20 de Junho, pelas 21H será apresentada no Centro Cultural de Belém, no Pequeno Auditório – Sala Eduardo Prado Coelho, a peça REGARDE MAMAN, JE DANSE de Vanessa van Durme, com Texto e interpretação da própria e encenação de FRANK VAN LAECKE.

Segundo o encenador Frank Van Laecke “Encenar Vanessa é uma maneira única no seu género de partir em viagem. Só ela conhece o destino final... eu sou o sistema GPS”.

Nesta produção, Vanessa não interpreta um papel, ela interpreta-se a ela mesma, de uma forma alternadamente hilariante e comovente, evocando o rapazinho que já foi. Uma criança que brincava às bonecas e que se mascarava com a lingerie da sua mãe. Um rapazinho que criava o seu próprio mundo, onde ele era uma princesa, uma fada ou, de preferência, uma bailarina. Um rapazinho que, acima de tudo, não queria sê-lo. Uma experiência muito comum entre as mulheres transexuais de todo o mundo.

A linguagem é crua, dura e explícita, voluntariamente desprovida de floreados e de efeitos poéticos, como um escudo a proteger a guerreira que é a autora-actriz dos olhares injuriosos e dos preconceitos do mundo. Vanessa fala da busca dolorosa da sua identidade e do seu lugar na sociedade.

O seu amigo Alain Platel escreveu o seguinte depois de ter assistido a uma das antestreias: “Nos anos setenta, mudar de sexo simbolizava uma coragem sem limites, porque se tratava do percurso de um combatente que custava sangue e lágrimas. A história de Vanessa, que toca no que de mais profundo existe, é uma verdadeira lição de humildade. Quem ousar intitular-se ‘normal’ que atire a primeira pedra.”

Para Frank Van Laecke, Regarde Maman, Je Danse é, antes de tudo, o destino lancinante de um ser humano em busca da felicidade.

A peça será legendada em português, com a classificação de M/12 anos. Os preços são de 15€ para a plateia e 12.5 0€ para as laterais. os descontos são os habituais mais o Cartão Amigo.

PORTUGAL: Peça sobre transexualidade com actriz transexual

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal