Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Domingo, 15 Janeiro 2017 21:36

PORTUGAL
Laura Jane Grace vem a Portugal no verão



Numa das higiénicas passeatas diárias com o meu rafeiro, deparei-me com um outdoor com o cartaz do NOS Primavera Sound deste ano.


Regra geral já não ligo muito a estes outdoors, já são tantos os festivais de verão por esse país fora que a juventude não tem ideia do que era Portugal nos anos 70 e 80, em que a vinda de uma única banda a Portugal era uma ocasião que levava multidões, do tipo das que houve nos primeiros festivais, montes e montes de gente. Isto a partir de 1974, porque antes do 25 de Abril, Portugal a nível de concertos de rock só não era um deserto porque, eventualmente, lá aparecia uma banda que conseguia ultrapassar o crivo da censura do estado novo (que à época já não o era, novo).

Como curiosidade, registe-se que uma das primeiras bandas a virem dar concertos em Portugal a seguir ao 25 de Abril foram os Genesis, ainda com Peter Gabriel, que nos vieram brindar com a digressão do “The lamb Lies Down on Broadway” neste “novo Portugal”, segundo as boas vindas dadas pela banda a quem lá foi.

Mas isto como introdução ao que reportava, que era isto: no meio da extensiva lista de bandas que já confirmaram a sua presença no dito festival, aparecia um nome que imediatamente tocou os alarmezinhos que todos temos nas nossas cabecinhas: os Against Me!

Para quem não sabe, os Against me! são uma banda de punk rock formada em 1997 por Laura Jane Grace, guitarrista e vocalista da banda. Desde a sua formação, o seu line up foi-se alterando, sendo que presentemente além de Laura, são membros James Bowman, guitarrista e vocais desde 2001, Inge Johansson, baixo e vocais desde 2013 e Adam Willard, bateria e percussão desde 2013.

Em Maio de 2012, Laura assumiu-se publicamente com trans, tendo iniciado a sua vida totalmente como mulher, iniciando o seu tratamento hormonal, electrólise e assumido o seu nome escolhido. Ao informar os restantes elementos da banda, sentiu-se como “se lhes tivesse dado um murro na cara”. “Tivémos o abraço mais estranho de sempre e então saíram. Assim que fechei a porta, eu estava como “”Mas que raio acabei de fazer.”””

A disforia de género é o tema central do sexto álbum da banda, sobre uma trabalhadora sexual trans, lançado em 2014 e amplamente aclamado pela crítica especializada. Inicialmente foi idealizado como um concept album (um álbum com um conjunto de canções que focam um tema específico ou uma ideia), posteriormente Laura descartou esta ideia, considerando-o um álbum autobiográfico.

O seu último álbum, Shape Shift With Me, foi lançado em Setembro de 2016.

É esta banda, formada por uma mulher trans, que virá a Portugal, ao Porto, em Junho ao festival NOS Primavera Sound no Parque da Cidade. Quem gostar de punk rock será um concerto a não perder. Deixo-vos com dois vídeos dos Against Me! e uma entrevista da Laura.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e DOIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal