Pesquisa:
 

Sexta-feira, 15 Janeiro 2010 08:39

MALAWI
Detidos por sexo "não natural"



Seguindo as pegadas dos vizinhos Uganda e Ruanda, as autoridades do Malawi prenderam um homem e uma transexual, de acordo com denúncia da Amnistia Internacional.


Acusados de "conhecimento carnal de uma pessoa contra a ordem natural" (Artº 153) e "prática de acto indecente grosseiro com outro homem" (Artº 156) foram detidos a 28 de Dezembro.

São Steven Monjeza, de 26 anos, e Tiwonge Chimbalanga, transexual MtF de 20 anos, as vítimas. No que é considerado como prova de comportamento, as duas vítimas tinham realizado dois dias antes de serem detidas uma cerimónia de compromisso tradicional (Chinkhowe).

Ambas as vítimas têm sido continuamente agredidas pelas autoridades desde a sua detenção, encontrando-se ainda detidas na Chichiri Prison em Blantyre, sem direito a fiança. (Acusados de assassínio e traição têm tido direito a fianças).

As autoridades desejam inspeccionar o ânus dos detidos para comprovar se consumaram estes actos, ignorando-se até ao momento se o exame foi consumado.

No seguimento destas detenções, e apesar de uma tentativa de banir a homossexualidade da constituição não ter ido em frente, segundo Chrispine Gwalawala Sibande, advogado da Human Rights Commission, as comunidades homossexual e transexual encontram-se em pânico, tendo outras pessoas sido apontadas como possíveis alvos futuros.

As autoridades também fizeram uma busca às instalações do offices of NGO, Center for the Development of People (CEDEP), cuja área de actuação se foca nos grupos minoritários como detidos, trabalhadores do sexo, seropositivos e homossexuais, tendo o material sido confiscado, e dois dos seus membros foram detidos, acusados de "apoiarem gays".

Marcadores/Tags:

#malawi #transexual #gay ano 2010

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal