Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Segunda-feira, 12 Outubro 2009 15:58

FRANÇA
13ª Existrans



Aproximadamente entre 600 pessoas segundo umas fontes e 2000 segundo outras participaram este sábado, em Paris, na 13ª edição do "Existrans", a marcha das pessoas transexuais e transgéneros, entre o métro Jourdain (XIXe arrondissement) e a Praça da República.


As pessoas marcharam atrás de uma bandeira preta na qual estava escrito em letras brancas ", Bachelot ao trabalho com/para os trans e intersexuais".

"As propostas de Roselyne Bachelot são animadoras, mas insuficientes", disse à AFP Camille Barré, do coletivo Inter Trans "e membro do PCF, lembrando que a ministra da Saúde tinha emitido, em Maio, um decreto permitindo que a transexualidade não fosse mais considerada uma doença mental.

Num comunicado conjunto, as organizações Inter Trans e Inter-LGBT exigem, entre outras, "a livre escolha do médico" e um "processo de rectificação do registo civil (...) arbitrário que não mais condicione esta rectificação às cirurgias de redesignação de sexo e esterilizações obrigatórias.

As associações também reclamam "o reconhecimento de transfobia como discriminação", e "o acesso à parentalidade para as pessoas trans".

Umas cinqüenta associações e partidos políticos marcharam, incluindo o Inter-LGBT (que organiza a Parada do Orgulho de cada ano), Act'Up, o SOS Homophobie, Homosexualité et Socialisme (HES), o Nouveau parti anticapitaliste (NPA), o PCF e Les Verts.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal