Pesquisa:
 

Sexta-feira, 11 Setembro 2009 16:05

DESPORTO
Caster Semenya sempre é intersexo



A campeã mundial dos 800 metros terá órgãos sexuais masculinos e femininos, levantando um problema ético e político tanto para a África do Sul como para a IAAF (International Association of Athletics Federations).


Exames físicos demonstraram que Semenya é tecnicamente uma intersexual. Os relatórios médicos indicaram que não tem ovários e que tem testículos internos, que produzem grandes quantidades de testosterona.

A presença de características masculinas e femininas representam um duro golpe a Semenya, que tem constantemente lutado contra observações sobre a sua aparência masculina durante toda a sua vida. Semenya tem dezoito anos e vem de uma remota aldeia no extremo norte da África do Sul.

A IAAF terá de decidir agora se fará uma nova medalha de ouro para a segunda qualificada, Janeth Jepkosgei do Kenya, pois considera que se "trata de um assunto médico e não de um caso de doping que seria batota deliberada". "Estes testes não sugerem nenhuma suspeição de uma conduta imprópria deliberada, mas apontam para uma condição médica que poderá dar a Semenya uma vantagem injusta sobre as outras corredoras. Não existe nenhuma desqualificação automática para casos similares".

DESPORTO: Caster Semenya sempre é intersexo

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal