Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quarta-feira, 10 Junho 2009 10:49

RÚSSIA
Previstas novas tentativas de protesto



Os grupos e associações LGBTT russas aproveitarão a primeira visita ao país do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de 6 a 8 de Julho, para reivindicar os seus direitos, apesar da proibição das autoridades Moscovitas.


"A principal reivindicação será defender a legalização dos casamentos homossexuais", afirmou Nikolai Alexéev, organizador da marcha Pride, de acordo com as agências russas.

O evento terá lugar a 7 de Julho próximo da embaixada dos E.U.A. em Moscovo, no segundo dia da visita de Obama. Alexéev acrescentou que em breve apresentará um pedido às autoridades locais.

"Os activistas decidiram usar a frase da campanha presidencial de Obama "Sim, nós podemos", alterando-a para "Sim, você pode", no sentido da legalização das uniões entre pessoas do mesmo sexo".

O presidente da Câmara de Moscovo, Yuri Luzhkov, declarou no início deste mês a não autorização da realização de uma manifestação homossexual na cidade, tanto por questões morais como para evitar ataques de grupos ultranacionalistas.

"Primeiro, a nossa sociedade é moralmente saudável e não aceita todos aqueles maricas. Além disso, se fossem autorizados a reunirem-se e celebrarem a sua marcha, matá-los-iam. Na Rússia, há cristãos radicais que são contra o que consideram manifestações demoníacas", afirmou Luzhkov.

A Igreja Ortodoxa, cujo peso na sociedade aumentou drasticamente nos últimos anos considera como um "sacrilégio" a propaganda homossexual.

Entretanto, os muçulmanos russos acreditam que a "sexualidade alternativa é um crime contra Deus e que as minorias sexuais não têm direitos."

Em 1993, a homossexualidade foi oficialmente considerada uma doença mental na Rússia.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal