Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sexta-feira, 9 Julho 2010 03:01

PORTUGAL
Mais um casamento... "gay"



7 de Julho de 2010. Mais um casal que usufruiu da recente lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo/género. Mas este foi algo especial.


De facto, na 7ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa, dois homens casaram-se. Nada de novo. Mas o facto de um deles se apresentar com um vestido, maquilhado, brincos e gargantilha e peitos acrescentou um travo especial a este casamento que de outro modo não passaria de mais um casamento homossexual.

Manuel Correia, chefe de cozinha e travesti, foi quem se apresentou de forma feminina. Fernando Fonseca ia como qualquer noivo no dia do casamento: com uma enorme carga de nervos às costas.

Curiosa foi a aceitação pela parte da conservadora, que apesar de ver um dos noivos apresentar-se de forma marcadamente feminina, aceitou perfeitamente e sem hesitações levar a cerimónia ao seu termo.

Familiares de ambos os lados não compareceram. Somente Carmen Garcia, dona de um bar onde Manuel actua, se prontificou a ser madrinha do casal. "Eles merecem que eu dê a cara por eles", disse emocionada ao jornal Correio da Manhã.

Manuel afirmou aliviado ao CM: "Finalmente vou ter Fonseca no meu nome. Amo-o desde o primeiro dia", acrescentando em relação à ausência de familiares na cerimónia que "A minha família não aceita e a dele também não".

Para acederem à video-reportagem do CM, sigam o link: www.cmjornal.xl.pt/noticiaVideogaleria.aspx?channelid=9EE82078-96B8-4C74-B7C4-04C48FA16D31&contentid=078F2B1F-FDE7-4208-86B8-EDA0CB2D41BC .

Nota:

Numa análise meramente pessoal, não posso deixar de notar certos factos em relação a este casamento: Manuel apresentou-se de forma bem feminina, tem peito, e afirmou que finalmente ia poder ter o apelido do marido. Estes três factores, e apesar do mesmo se auto-identificar como homem na video-reportagem do CM, fazem-me ter sérias dúvidas sobre a sua identidade de género. Não é incomum certos casos de pessoas que, devido à educação e ao preconceito da sociedade, sentindo-se mulheres se referem a si próprias como "gays".

Assim este parece-me ser um casamento entre uma pessoa com uma identificação de género feminina, logo transexual, apesar de claramente não dominar estes conceitos, e um homem.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal