Pesquisa:
 

Quinta-feira, 9 Julho 2009 11:20

VENEZUELA
Mais transfobia na Venezuela



A organização Acción Zuliana por la Vida manifestou a sua profunda preocupação e indignação por um novo crime de ódio que enlutou o colectivo LGBTTI do estado de Zulia após o cobarde assassinato de "Violeta" Conde Vergara.


"Violeta", tinha apenas 19 anos e era trabalhadora sexual na avenida 5 de Julio na cidade de Maracaibo. Na madrugada do dia 6 de Julho a sua vida foi ceifada pela ultrajante acção de três pessoas que solicitaram os seus serviços e, em seguida, depois de a levarem com uma parceira ("Katiuska") para o município de São Francisco, bateram-lhe com uma ferramenta metálica até lhe causarem a morte.

Nos últimos anos aconteceram vários episódios semelhantes no estado de Zulia e muito pouco ou nada foi feito nos processos de investigação para encontrar os culpados e levá-los à justiça.

Ainda existem pessoas que acreditam que as "trans" procuram esse destino por trabalharem no comércio sexual, mas não sabem ou não querem saber que na maioria das vezes são forçadas a trabalhar neste campo porque a sociedade restringe ao máximo o seu potencial de trabalho, porque ao terem uma identidade de género oposta ao sexo biológico são excluídas do sistema de ensino e são mesmo humilhadas no sistema de saúde. Algumas têm a possibilidade de abrir um negócio, mas muitas outras acabam nas ruas das nossas cidades para poderem sobreviver.

Nesta ocasião, "Violeta" foi morta e outra transexual atacada anteriormente, "Katiuska" conseguiu sobreviver, apesar da tareia que recebeu com uma chave de cruz. Mas este tipo de situação é um drama diário: às vezes de carros em andamento atiram nelas ou lançam garrafas de vidro apenas por diversão, policias extorquem-lhes dinheiro e, por vezes, abusam delas sob a ameaça de prisão. O pior é que a maioria delas têm medo de se queixarem ou denunciarem com medo de sofrerem represálias ou, na melhor das hipóteses, porque não dariam importância à sua queixa.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal