Pesquisa:
 

Sábado, 9 Maio 2009 08:19

NICARÁGUA
Trans discriminadas em centro comercial



A Asociación Nicaragüense Trans (ANIT) denunciou publicamente a discriminação sofrida por três mulheres trans pela segurança privada do centro comercial Plaza Inter em Managua, quando se dispunham a ir ao wc feminino no passado dia 28 de Abril.


Numa carta dirigida à gerência do Plaza Inter, a ANIT expôs o acto de discriminação de que foram vítimas Natasha Hernández, Nayeli Ticay e Roxanne Larios, às quais três seguranças exigiram que saíssem do wc feminino "por serem homens e como tal têm de usar o wc masculino". Os seguranças afirmaram que as restantes utentes sentiram-se incomodadas com a sua presença, mas as visadas afirmaram que ninguém expressou o incómodo.

No ano passado foi abolida na Nicarágua o artº 204, que penalizava a homossexualidade e no novo código penal existem artigos que protegem as pessoas contra toda a discriminação incondicionalmente (artº 427), segundo informe do site de notícias gay SentidoG.com.

Esta é a primeira denúncia feita por uma associação Trans na Nicarágua, que também pede às empresas para "ensinarem normas éticas de relacionamento humano e o conhecimento dos direitos humanos universais". O próximo 17 de Maio é o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia, que este ano é dedicada à eliminação de todas as práticas transfóbicas no seguimento de uma crescente onda de crimes de ódio contra a comunidade trans na América Latina.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal