Pesquisa:
 

Quinta-feira, 7 Janeiro 2010 06:01

INTERNACIONAL
Descoberta genética poderá facilitar mudança de sexo



A descoberta de um gene que controla o género poderá abrir caminho a uma simplificação dos tratamentos das pessoas transexuais.


Investigadores do National Institute for Medical Research de Londres descobriram que um único gene impede as fémeas de desenvolverem características físicas masculinas como a barba e testículos.

O estudo em ratos adultos demonstrou que quando o gene, conhecido como FOXL2, foi desligado artificialmente, os ovários das fémeas transformaram-se em testículos produzindo quantidades masculinas de testosterona.

Previamente, pensava-se que o género era controlado pelos cromossomas X e Y. Os homens são tipicamente XY e as mulheres XX. Este estudo refuta o consenso de que o género é fixado à nascença e que os embriões são femininos salvo se tiverem gene determinante masculino.

O Co-autor do estudo, Robin Lovell-Badge, afirmou ao The Independent que "é possível fazer estas alterações em adultos humanos. Poderá eventualmente tornar desnecessária a necessidade de cirurgias em tratamentos de redesignação de sexo".

Os novos testículos não produzem esperma, mas a presença de testosterona sugere que em humanos possa levar ao surgimento de pêlos faciais, uma voz mais grave e o desenvolvimento da massa muscular.

Lovell-Badge disse que se investiga agora se as células masculinas se podem tornar em femininas. Outras possíveis aplicações desta descoberta incluem o tratamento da pré-menopausa nas mulheres.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal