Pesquisa:
 

Sexta-feira, 5 Junho 2009 08:30

VENEZUELA
Assassínios de Transexuais Continuam



Desde janeiro, já ocorreram vinte assassinatos de transexuais na Venezuela. No entanto, os números reais são difíceis de detectar devido à falta de esforço da polícia nas investigações da violência contra transexuais. Estrella Cerezo, membro fundador do grupo venezuelano de direitos transgéneros Transvenus, tem tentado manter a trilha das mortes de transexuais.


"Muitos ataques contra pessoas transexuais ou transgéneros - especialmente contra transexuais que se prostituam - não são declarados", comentou Cerezo. "A polícia não está interessada em investigá-los adequadamente. Eles apenas os definem como crimes de amor, arquivam-nos, e ficam por aqui."

Num relatório do Conselho de Imigração e Refugiados do Canadá, a Venezuela tem diferentes níveis de discriminação, que mudam conforme as áreas são rurais ou urbanas. A discriminação contra transgéneros e transexuais é menos prevalecente em grandes cidades do que nas zonas rurais e municípios.

A professora de direito Tamara Adrian foi estudar a discriminação nas investigações policiais referentes a transexuais e transgéneros . "Acho que a violência contra a comunidade transexual está escondida dentro do altos, e crescentes, níveis de violência em que vive actualmente a Venezuela", comentou Adrian. "Os crimes de ódio são absorvidos pela violência geral no país e muitas vezes não são identificados como crimes anti-gay."

Há sete anos, a 13 de Janeiro de 2002, a International Gay and Lesbian Human Rights Commission informou que uma mulher transexual, Paola Sanchez, foi quase assassinada por agentes da polícia em Carabobo, Venezuela. Mais tarde, a polícia alegadamente entrou na sua casa sem mandato de busca e ela foi detida. Também em Janeiro de 2002, dois activistas transexuais, Vicky Martinez e Kevin Capote, foram detidos sem acusações.

O presidente venezuelano Hugo Chávez abordou estas questões no passado, mas medidas concretas em prol da igualdade não ultrapassaram a Assembleia Nacional venezuelana. Enquanto a violência contra as pessoas transexuais e transgéneros continua, os resultados para alterar esta situação têm sido um monumental fracasso.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal