Pesquisa:
 

Segunda-feira, 5 Abril 2010 11:41

REINO UNIDO
April Ashley, pioneira transexual, nas estatísticas dos choques eléctricos



April Ashley goza do estatuto de ter sido, em 1960, a primeira mulher britânica a submeter-se a uma CRS, perfazendo este ano 50 anos de uma vida feliz.


Sendo que a CRS era, na altura, uma técnica pioneira somente feita em Marrocos, regressou a Londres e tornou-se uma das top models dos anos sessenta, algo que nem a sua exposição como mulher transexual no News of World em 1961 conseguiu impedir.

Agora com 74 anos, vai participar numa exposição em Londres no Wellcome Collection denomnada "Eight Rooms, Nine Lives", destinada a lançar o debate sobre os aspectos científicos e sociais da identidade humana, onde terá uma sala só para ela.

Revela então que "há 50 anos não podia falar com ninguém. A minha mãe geralmente chamava-me de "it" (pronome inglês sem género) e batia-me muito mais que aos meus irmãos e irmãs. Depois de ter tentado o suicídio na adolescência, puseram-me numa clínica psiquiátrica. Essa foi a primeira vez - quando estava amarrada a uma cama e a sofrer tratamento com electro-choques - que fui capaz de exprimir que me sentia ser uma mulher".

Ainda há bem pouco tempo, perguntava se afinal a terapia de electro-choques não terá sido administrada especialmente a pessoas transexuais/transgénero, na altura catalogadas como homossexuais, e quanto mais vasculho, mais me convenço que sim.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal