Pesquisa:
 

Quinta-feira, 4 Junho 2009 11:01

RÚSSIA
Activistas processam presidente da câmara de Moscovo



Activistas dos direitos LGBT de Moscovo planeiam processar judicialmente o homofóbico e transfóbico Presidente da Câmara de Moscovo por insultos à sua dignidade durante uma entrevista em que disse que os "maricas" minavam uma sociedade moralmente sã.


Um tribunal da capital recusou um caso anterior apresentado pelos activistas contra o Presidente da Câmara Yuri Luzhkov, de 72 anos, em 2007, quando descreveu as marchas como "satânicas" e proibiu uma. Numa entrevista a uma TV local, afirmou que "a nossa sociedade tem condutas saudáveis e rejeita esses homossexuais" e "se ainda imagina que conseguirão autorização para fazerem a marcha, serão simplesmente mortos".

O proeminente activista dos direitos LGBT, Nikolai Alexeyev, disse quarta-feira que os advogados apresentarão uma nova queixa contra Luzhkov num tribunal moscovita esta semana e posteriormente no Tribunal Europeu de Direitos Humanos em Estrasburgo, e afirmou que "Luzhkov fez mais do que qualquer um pela publicidade dos direitos LGBT na Rússia. Proibindo a Marcha Pride, originou uma grande mediatização da nossa luta contra a homofobia".

Em Maio deste ano houve mais uma tentativa de levar a cabo uma Marcha que acabou com a detenção de mais de 80 manifestantes.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal