Pesquisa:
 

Quarta-feira, 3 Junho 2009 10:04

ONU
ONU anti-discriminatória



No passado dia 25 de Maio, o Comité dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais da ONU incluiu no seu tratado uma cláusula sobre a não discriminação pela orientação sexual e identidade de género, cedendo a uma recomendação feita por comunicado de Dezembro de 2008, recebida da Associação Internacional de Lésbicas e Gays (ILGA) e de duas outras organizações semelhantes mas não mencionadas. (porquê?).


O comité é formado por peritos independentes que analizam a conformidade dos estados ao estipulado na Convenção de Direitos Económicos, Sociais e Culturais.

A cláusula indica que "Os estados devem assegurar que a orientação sexual de uma pessoa não seja uma barreira para a obtenção de direitos legais, como por exemplo, a obtenção dos direitos de pensão pelo membro de uma relação homossexual cuja parceria tenha falecido" e que "se deve evitar que pessoas transgénero, transexuais ou intersexuais sofram violações aos seus direitos humanos, como maus tratos nas escolas ou nos seus locais de trabalho".

A cláusula também referencia os Princípios de Yogyakarta, que descrevem como as leis internacionais de direitos humanos se devem aplicar à orientação sexual e à identidade de género.

Esta foi a primeira vez que um dos órgãos criados pela ONU mencionou a identidade de género e os Princípios de Yogyakarta numa cláusula, e é a primeira vez em que a orientação sexual e a identidade de género são usadas para analizar a conformidade dos estados a este tratado.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal