Pesquisa:
 

Quinta-feira, 31 Agosto 2006 01:51

BRASIL
Procuradoria processa Igreja por pedofilia



Segundo o site AthosGLS, a Procuradoria Geral do Estado propôs ação de indenização contra a Igreja Católica, com pedido de 700 salários mínimos (cerca de 90'000 euros), além de tratamento psicológico e psiquiátrico a 13 crianças abusadas sexualmente pelo padre Alfieri Eduardo Bompani, 61, preso desde 8 de setembro de 2003 e condenado a 93 anos de reclusão pela 2ª Vara Criminal de Sorocaba (100 km de SP).


A ação pode custar à Igreja 1 milhão de euros, mais os custos médicos. Foram recolhidas provas na Casa Paroquial e no Sítio de Nazaré, onde os jovens eram internados. Um diário e uma pasta intitulada "Contos Homossexuais" foram achados no computador do padre, segundo o procurador Cláudio Takeshi Tuda, autor da ação.

"Mais de cem menores estão nos registros da casa, possíveis vítimas do padre. Pais levavam seus filhos para receber os sermões dele. Muitos foram abusados nesses momentos", disse. "É a maior ação contra uma igreja no Brasil. Nada impede que o número de crianças a serem indenizadas aumente. Não conseguimos localizar todas."

Entre elas, duas tinham cinco e seis anos e uma era deficiente mental. Eram carentes, com histórico de conflito familiar e, na maioria dos casos, foram encaminhadas por tutores.

Processos contra a Igreja são comuns nos EUA. As arquidioceses de Boston --a mais processada no país-- e da Califórnia, que pagou US$ 100 mil (77 mil EUR) a vítimas de pedofilia, foram pressionadas pela opinião pública. Na Irlanda a denúncia de um padre católico que abusou uma jovem de 13 anos em 1960 originou mais de 20 processos contra a Igreja Católica.

"É difícil processar a Igreja. Está alçada num plano acima do bem e do mal, sempre foi desobediente a leis. O alto clero trata casos de pedofilia como domésticos e pune pouco", disse Takeshi. "O objetivo é enfraquecer a denúncia ou desprestigiar o acusador." Não há previsão de quando o resultado sairá. "Quando um padre se casa, a demissão é a primeira medida. Quando comete crime sexual, é a última. A Igreja detesta escândalos."

Outro lado

A reportagem telefonou ontem para a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Sorocaba, região em que trabalhava o padre, mas ninguém foi encontrado. Na Cúria Metropolitana de São Paulo, o padre responsável pela comunicação chegou a atender o telemóvel, mas, após saber do assunto, a ligação caiu. Na seqüência, os telefonemas caíram no atendedor de chamadas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal