Pesquisa:
 

Segunda-feira, 31 Julho 2006 21:51

REINO UNIDO
Afinal casamento é mesmo só para heteros



Ao contrário do que os media podiam dar a entender nos últimos tempos, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo não é válido no Reino Unido. Celia Kitzinger e Sue Wilkinson casaram-se no Canadá (país que reconhece o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo) e entretanto viajaram para o Reino Unido onde tentam desde 2003, sem sucesso, ver este casamento reconhecido legalmente.


Esta semana o Tribunal Superior de Família recusou a legalidade da união. Os juízes alegaram que «o casamento é uma união formal entre um homem e uma mulher, que tem como função principal a reprodução e a constituição de uma família», embora tenha também afirmado que a união entre pessoas do mesmo sexo "não é inferior" à união entre pessoas do sexo oposto.

Celia e Sue têm ainda a oportunidade de apelar a instâncias superioires mas os custos da batalha legal até agora (quase 50'000 euros) são excessivos para a suas finanças e não poderão continuar se não encontrarem outras formas de financiamento.

O Reino Unido tem uma lei que regula as uniões entre pessoas do mesmo sexo com praticamente todos os mesmos direitos e deveres do casamento civil que só é permitido entre pessoas do sexo oposto.

Os casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo são válidos no Canadá, Holanda, Bélgica e Espanha mas muitos outros países da Europa têm leis que regulam a união entre pessoas do mesmo sexo, incluindo Portugal.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal