Pesquisa:
 

Terça-feira, 31 Maio 2005 00:59

ITÁLIA
Papa apoia boicote ao referendo sobre reprodução



O Papa, Bento XVI, fez ontem a sua primeira intervenção na vida política italiana, ao apoiar uma controversa campanha incentivada pelos bispos que apela ao boicote do referendo sobre reprodução medicamente assistida. Dirigindo-se aos bispos no Vaticano, o pontífice alemão mostrou ontem o seu apoio às tentativas dos "bons pastores" para "esclarecerem a escolha dos católicos".


O referendo, que está a fazer subir a temperatura política no país, destina-se a pôr fim às leis restritivas do país sobre a fertilização e outras formas de procriação medicamente assistida. O voto no "sim" permitirá levantar a interdição sobre a pesquisa em embriões e pôr fim à limitação do número de óvulos que são usados em cada tentativa de inseminação. Também acabará com as proibições sobre os dadores de óvulos ou esperma e removerá a legislação que dá aos óvulos fertilizados direitos legais.

Os grupos católicos têm feito passar a mensagem de que "a vida não pode ser referendada", apelando aos italianos para que não votem. Se o referendo tiver um apoio inferior a 50 por cento será considerado inválido e a lei permanece inalterada.

Os promotores do referendo acusam a Igreja de se imiscuir em questões políticas e pediram a intervenção do Presidente da República, para que venha a público lembrar a separação entre o Estado e a Igreja. Para a deputada Gloria Buffo, do Partido Democrático de Esquerda, o maior da oposição italiana, esta atitude da Igreja "tem de ser denunciada e rejeitada de forma firme". De outro modo, disse, "Itália tornar-se-á no único Estado sectário da Europa".

"Ninguém diz que a Igreja não tem direito a ter opinião sobre a matéria, mas a hierarquia católica não deve levar a cabo campanhas eleitorais que interfiram com o processo de voto num país que se quer soberano", defendeu a líder do Partido Radical, Daniele Capezzone. A esta acusação Bento XVI responde que a Igreja está a defender a vida humana.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal