Pesquisa:
 

Terça-feira, 31 Março 2020 21:59

FRANÇA
Casal gay convidado a abandonar casa porque 'gays são os primeiros a serem contaminados' pelo Covid-19



A alegação que os gays teriam maior risco não tem sustento na ciência e aconteceu num pacato bairro de Marselha


David, de 33 anos, vive com o seu companheiro em Marselha, cidade que está em isolamento restrito como o resto de França desde 16 de março. Segundo a TÊTU, o casal encontrou a mensagem inesperada no pára-brisas do carro, estacionado numa zona fechada apenas acessível a vizinhos, que um deles usa para distribuição Uber Eats. Na mensagem manuscrita lia-se:

Poderiam, por favor, abandonar este prédio porque sabemos que vocês homossexuais são os primeiros a serem contaminados pelo Covid-19. Este é o primeiro aviso. Obrigada. 

Não há absolutamente nenhuma informação que sugira que os gays têm maior ou menor probabilidade de estarem na frente no que toca a contrair ou espalhar o coronavírus, embora as pessoas LGBT+ possam ter mais complicações no caso de serem infectadas, por múltiplas razões.

O casal aturdido com a descoberta da mensagem dirigiu-se à esquadra da polícia mais próxima. A resposta das autoridades foi simples: "trata-se apenas de uma informação, não de uma ameaça"... entretanto a letra do aviso foi reconhecida pelo casal que pensa ser de um vizinho que já tinha apresentado uma queixa contra vizinhos muçulmanos que tinham tocado "música oriental" ao festejarem o casamento. Como não podem garantir a identificação apenas através da mensagem não desafiaram diretamente a pessoa em causa.

O outro elemento do casal ficou particularmente sentido com a mensagem pois tem verificado nos últimos dias um aumento de ameaças em relação a colegas que como ele trabalham no hospital e são mal vistos pois deveria ficar longe como medida de "segurança". Ele explicou também que nunca tinha enfrentado homofobia na sua vida, não tinha tido a mínima preocupação com a questão. Ele denunciou a situação no seu Facebook e recebeu uma onda de solidariedade, incluindo de um agente de ligação LGBT da polícia de Bordéus, que aconselhou o casal a fazer uma queixa online e que a situação poderia ser alvo de investigação por caligrafia e até ADN.

O casal vive agora momentos de ainda maior incerteza sem saber o que acontecerá depois: será que vão danificar o seu carro? será que terá alguém à espera quando sair do edifício?

Informação COVID-19 em Portugal

https://covid19.min-saude.pt/

FRANÇA: Casal gay convidado a abandonar casa porque 'gays são os primeiros a serem contaminados' pelo Covid-19

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2020)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal