Pesquisa:
 

Segunda-feira, 31 Março 2014 14:03

JAMAICA
O que dizem os pais sobre a possibilidade de um filho gay?



Num dos países mais homofóbicos do mundo, o Jamaica Observer uma publicação on-line, lançou a seguinte questão “O que faria se descobrisse que o seu filho era gay?”.


As respostas publicadas mostram uma sociedade algo dividida mas também muito presa nos preconceitos sobre a masculinidade.

É uma questão que poucos pais se perguntam, e menos ainda acreditam ter um filho ou filha homossexual, com a ideia de que são coisas que só acontecem “aos outros”. Contudo descobrir que o seu filho é gay numa sociedade que ainda está a lutar para a aceitação deste “estilo” de vida é algo que muitos pais jamaicanos tem de enfrentar. E serão muitos nesta ilha com quase 3 milhões de habitantes, tendo em conta os diversos estudos que estimam entre 5 a 10% da população as pessoas com orientação sexual homossexual.

George H, pai de quatro filhos, disse que embora possa parecer duro, se tal se verificasse deserdava o seu filho, “estou a dizer a mais pura das verdades”, e que faria o mesmo se ele fosse um criminoso. Para este pai o seu filho teria de viver a sua vida mas sem contar com o apoio da família, família que este pai vê como sendo o "centro do funcionamento da sociedade", família no sentido da procriação. Mas para este pai se ou invés de ser um filho fosse uma filha, as coisas seriam bem diferentes: para este pai se a sua filha fosse lésbica “ela teria maior chances comigo”, o que quer que isto queira dizer.

Garfiel Y, é pai de três filhos e tem outra posição. Não muito diferente no que tem a ver com a tolerância do género, mas de maior aceitação. Diz Garfiel "seria difícil como o inferno, mas gostaria de aceita-lo, seria mais fácil de conviver se fosse uma filha, a relação pai/filha era mais fácil de manter, ao contrário da relação pai/filho que seria mais difícil se não impossível."

Na publicação são mais presente os pais que as mães, e igualmente presente o choque de género, onde os pais aceitam melhor a possibilidade de filhas lésbicas do que os filhos gay, e o contrário quando a resposta é das mães.

Roxanne T, é mãe de uma menina, diz "eu não faria nada, é minha filha, e definitivamente não a poria fora de casa, ela só não poderia ostentar a sua sexualidade em minha casa. Mas eu ia ama-la da mesma forma."

A Jamaica pune criminalmente a homossexualidade masculina com uma pena de dez anos, não possuindo qualquer proteção para quem é vitima de discriminação. Embora não sejamm comuns processos criminais, são muito frequentes os relatos de violência homofóbica quer sobre homens quer sobre mulheres, alguns de brutalidade extrema.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal