Pesquisa:
 

Sexta-feira, 31 Março 2006 01:48

PORTUGAL
Galp Energia usa música homofóbica em mega-campanha publicitária



A Galp Energia, uma das maiores empresas portuguesas apresentou recentemente com pompa e circunstância a sua nova campanha relacionada com o mundial de futebol 2006.


Tal como se pode ler no site da empresa: “Porque não pedir o Mundo?” é o título da nova versão do hino Galp Energia, cantada por Demo e Júnior, com música de Manuel Faria e Nuno Tempero e letra de Pedro Bidarra, Nuno Jerónimo e Marco Pacheco. O anúncio de televisão conta com Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga.

“A Galp Energia acredita na Selecção Nacional e a nossa convicção nas capacidades da equipa é tal que vamos colocar um autocarro com a inscrição ‘Campeões do Mundo 2006’ junto à porta das chegadas do aeroporto da Portela.” referiu Isabel Calado, Directora de Marketing da Galp Energia. “Este autocarro vai esperar a Selecção Nacional de Futebol, quando esta regressar da Alemanha com a Taça do Mundo”, esclareceu a responsável.

O que Isabel Calado se esqueceu é de ler a própria letra do seu "Hino", que está disponível no site da empresa ( www.galpenergia.com/Futebol+Positivo/Fun+Zone/CampanhaPubMun2006.htm ) e onde se pode ler a certa altura:

É o retrato de um país aplicado ao futebol.

Tem tudo o que é preciso, só perde por ser mole.

Toca a acordar, pessoal!

Queremos mais garra,

deixar de ficar felizes quando a bola vai à barra.

Vamos com tudo, meter o pé, chutar primeiro,

Que o último a chegar é panel****.

Ter medo deles? Isso era dantes!

Vamos embora encher de orgulho os emigrantes.

Sem esquecer que nas grandes emoções

quando grita um português, gritam logo 15 milhões.

Como se vê para a Galp Energia os 1.5 Milhões de Portugueses não-heterossexuais não merecem a sua consideração... por muito que tenham a selecção nacional no coração.

A Galp Energia é uma sociedade anónima em que o estado português é o principal acionista. e é um dos patrocinadores oficiais da Federação Portuguesa de Futebol.

Numa altura em que as leis nacionais são alteradas para incluir punições agravadas para situações de crime de ódio por homofobia é triste ver este tipo de atitude ainda por cima por entidades que dependem directamente do estado.

-------------------

Actualização [21:20]

Entretanto o PortugalGay.PT foi informado indirectamente que a campanha foi cancelada e foi decidido recolher todos os materiais de divulgação em que aparecia a letra ou a música na íntegra (nota: no clip de televisão a música não incluia o verso problemático).

O site da Galp Energia foi alterado e onde aparecia "panel****" (os asteriscos apareciam exactamente assim) aparece agora "...".

O download do programa para karoke deixou também de estar disponível no site.

Recebemos a seguinte resposta da GALP por email às 19:25:

-------------------

Ex.mo. Senhor,

O teor da letra do hino da campanha “O Sonho”, com o qual a Galp Energia pretende gerar uma onda de apoio e de entusiasmo e em torno da participação da Selecção de Futebol no Campeonato Mundial, não tem qualquer intenção de ofender nenhuma pessoa ou grupo de pessoas da sociedade.

A letra recorre exclusivamente ao humor, utilizando, em muitas passagens, a linguagem que é utilizada hoje em dia no jargão do hip-hop e do futebol. Sublinhe-se que o termo que gerou alguma contestação não aparece de forma explícita em nenhum local do texto.

A Galp Energia lamenta que o teor da letra possa ter suscitado interpretações diferentes daquele que era e continua a ser o objectivo da campanha – apoiar, de forma positiva, a Selecção na competição mundial que se avizinha.

Face às reacções que o texto provocou, a Galp Energia decidiu remover na totalidade a referência em causa, de todos os materiais que serão produzidos a partir de hoje.

A Galp Energia reitera que em momento algum pretendeu ferir sensibilidades e mantém, como sempre manteve, o total respeito por todos os membros da sociedade.

Galp Energia

-------------------

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal