Pesquisa:
 

Sexta-feira, 30 Agosto 2013 18:15

AUSTRÁLIA
Bingham Cup 2014 origina declaração anti-homofobia pela União de Rugby Australiano



No próximo ano realiza-se na Austrália o Campeonato do Mundo de Rugby Gay, 2014 Bingham Cup, durante o mês de Agosto em Sydney.


No seguimento da lei “anti-gay” assinada por Putin no inicio do verão, a União de Rugby Australiano (URA) anunciou que irá desenvolver uma campanha no sentido da inclusão de todos e acabar com a homofobia no rugby e no desporto em geral.

Não será um trabalho isolado da URA, esta vai reunir com a comunidade de rugby gay australiana, com agências governamentais como a Comissão Australiana de Desporto e a Comissão Australiana dos Direitos Humanos.

A URA pretende garantir que esta política de inclusão seja aplicada durante o campeonato “2014 Bingham Cup” que contará com a participação de 40 equipas que de deslocam a Sydney vindas um pouco de todo o mundo.

Andrew Purchas, um dos fundadores da equipa Sydney Convicts o primeiro clube de Rugby Australiano a incluir ativamente pessoas homossexuais, é também o presidente do comité organizador da “2014 Bingham Cup”.

Sobre esta decisão Andrew disse “a homofobia no desporto é ainda comum, e isso prejudica particularmente os jovens. Todos os códigos de futebol e, todas as organizações desportivas na Austrália, tem aqui a oportunidade de fazer uma mudança muito significativa criando uma cultura desportiva de aceitação e inclusão”

David Pocock, considerado um dos melhores alas do mundo, e jogador pela selecção Australiana de Rugby, twitou elogiando a campanha. Pocock já havia dito que não se casaria com a sua noiva Emma, enquanto não for aprovado o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Austrália. Anunciou ainda que se juntará aos seus companheiros de rugby na campanha “Sporting Heroes End Homophobia” que pretende combater a homofobia no desporto.

Muitos são os jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes que participam em campanhas de promoção a igualdade no desporto, mas ainda são muito poucos os são abertamente homossexuais, menos ainda ao nível da elite do desporto.

Uma das excepções veio precisamente do rugby quando Gareth Thomas, um dos jogadores de Rugby do País de Gales com mais presenças internacionais, divulgou publicamente que era homossexual quando ainda jogava a nível profissional.

AUSTRÁLIA: Bingham Cup 2014 origina declaração anti-homofobia pela União de Rugby Australiano

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal