Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 30 Agosto 2008 16:44

TEATRO
KARNART encena em Lisboa nova peça do argentino Copi



A KARNART estreia a 9 de Setembro em Lisboa a peça de teatro "A torre de La Défense", na qual volta a abordar a questão da sexualidade.


"A torre de La Défense", peça em dois actos escrita em 1977, é o segundo texto do dramaturgo argentino Copi que o KARNART encena, depois de ter levado a cena "O Homossexual e a Dificulade de Se Exprimir" em 2005 e 2007.

Nesta nova produção, que conta com encenação de Luís Castro e interpretação de oito actores, a história passa-se num apartamento no bairro La Défense, em Paris, numa passagem de ano nos anos 70. A história cruza um casal homossexual, um travesti, uma viciada em drogas e a sua filha, um árabe e um americano num "microcosmos que permite abordar as questões da sexualidade, homossexualidade, abandono, poder e dinheiro, diferença entre pobres e ricos", segundo o encenador Luís Castro à agência Lusa.

O espectáculo estará em cena no grande auditório da Culturgest até ao dia 14 com lotação reduzida para cerca de cem espectadores, e é encenada na perspectiva de um espectáculo que combina representação e artes plásticas, pondo em prática o conceito performance e instalação.

O primeiro acto é mais performativo, mais próximo do conceito tradicional de uma peça de teatro, e a segunda parte mais plástica e e artística. Apesar de "A torre de La Défense" ter sido escrita há 30 anos, Luís Castro considera-a actual e pertinente. "Trinta anos não é muito tempo para se mudar as mentalidades. Podia passar-se no dias de hoje. Há um casal gay, os seus amigos, um árabe que é uma visita de fora, um americano", recordou Luís Castro.

Copi é o pseudónimo do dramaturgo argentino Raúl Damonte Botana, nascido em Buenos Aires em 1939 e falecido em 1987 em Paris, vítima de VIH/SIDA, deixando, além de peças de teatro, obras de banda desenhada e oito romances.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal