Pesquisa:
 

Quarta-feira, 30 Agosto 2006 12:02

CINEMA
Cinema Gay e Lésbico em Lisboa



Cento e catorze filmes vão ser exibidos no 10.º Festival de Cinema Gay e Lésbico, FCGLL, que se realiza em Lisboa entre 15 e 24 de Setembro, nos cinemas Quarteto e São Jorge. O certame terá uma extensão, entre os dias 25 e 29, no Instituto Goethe.


No total, o FCGLL mostrará 30 longas-metragens (10 das quais em competição), 34 documentários (18 em competição) e 50 curtas-metragens (36 em competição).

Das dez longas-metragens em competição, duas são originárias dos Estados Unidos e outras duas da Argentina, sendo as restantes de produção alemã, espanhola, bósnia, e austro-alemã (uma cada).

O júri que escolherá o melhor filme presente nesta secção é constituído pela actriz e escritora Ana Zanatti (presidente), o produtor e distribuidor francês Daniel Chabannes e o realizador espanhol Roberto Castón.

A designação do melhor documentário caberá a um júri integrado pela jornalista e ensaísta alemã Manuela Kay (presidente), o realizador João Pedro Rodrigues e o encenador Luís Assis.

O público terá também um papel de avaliador “oficial” do festival, concretamente na escolha da melhor curta-metragem.

Fora de competição serão projectadas cinco longas-metragens, 12 documentários – um dos quais de produção portuguesa, «Doutor Estranho Amor», de Leonor Areal – e sete curtas-metragens.

O programa inclui ainda uma retrospectiva histórica do cinema gay e lésbico espanhol e um panorama circuito comercial 2005/2006, com a prevista exibição de «Odete», do português João Pedro Rodrigues, além de um ciclo de cinema digital, a decorrer no Instituto Goethe.

Estão também agendados um debate e um fórum, respectivamente sobre «Homofobia – O que é e o que não é» (dia 19, às 17h30, no auditório do Instituto Franco-Português, e «A homofobia e a transfobia em Portugal» (dia 24, às 16h30, no Cinema Quarteto).

Estão em disputa prémios para a melhor longa-metragem (mil euros), para o melhor documentário (mil euros) e para a melhor curta-metragem (500 euros).

O festival abre, dia 15, às 21h00, no Cinema São Jorge, com a estreia nacional da longa-metragem argentina «Un Año Sin Amor», de Anahí Berneri, vencedora do Teddy Award para Melhor Longa-metragem, da Berlinale, em 2005. Para o encerramento, dia 23, às 21h00, também no São Jorge, a organização do certame programou a longa-metragem espanhola «Electroschock», de Juan Carlos Claver.

[Mais informações em: www.portugalgay.pt/lxfilmfest/ ]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal