Pesquisa:
 

Terça-feira, 29 Novembro 2011 10:18

RELIGIÃO
Judeus Conservadores começam a pensar em cerimónias de casamento gay



Os Judeus Conservadores começam agora a preparar um modelo para cerimónias de casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas os rabinos têm recebido algumas críticas por seguirem demasiado de perto o modelo heterossexual.


Este ramo mais moderado do judaísmo abraçou os direitos LGB em 2006 com o reconhecimento das uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Entretanto três rabinos têm começado a preparar o figurino da cerimónia para casais de gays e lésbicas, seguindo de perto a tradição de casais de sexo diferente, justificando que a ideia é que ambas as cerimónias sigam as mesmas normas sagradas.

O problema é que, segundo activistas LGBT, algumas das passagens das cerimónias são sexistas e criticam a falta de capacidade dos rabinos para "aproveitarem esta oportunidade para criar um liturgia mais contemporânea e menos problemática" disse Jay Michaelson do grupo LGBT judaico Nehirim em declarações ao Jewish Daily Forward.

Nas cerimónias tradicionais de casamento, ou kiddushin, o homem é descrito como sendo o dono da mulher. E alguns gays e lésbicas querem aproveitar esta ocasião para promoverem uma linguagem mais equalitária para todos e todas.

Os três rabinos estão a preparar um documento que deverá ser votado numa reunião de rabinos em 2012.

Entretanto casais de gays e lésbicas vão realizando as suas próprias cerimónias de casamento dentro do judaísmo. E muitas vezes esbarram com a forma como kiddushin trata de forma muito diferente o noivo e a noiva na cerimónia.

E também diversos rabinos mostraram cepticismo relativamente à forma como a cerimónia trata das questões de género, incluindo algumas preocupações de rabinos que não querem a cerimónia para casais do mesmo sexo igual à de casais de sexo diferente.

Os rabinos estão agora a trabalhar num guião suplementar que possa ser usado pelos casais que não se revêem na cerimónia mais tradicional.

O ramo conservador é um ramo mais moderado do judaísmo, com o judaísmo reformista o mais liberal (e que já há muito acolheu gays e lésbicas) e do movimento ortodoxo que tem mais problemas de base com as questões LGBT.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal