Pesquisa:
 

Domingo, 29 Outubro 2006 22:24

SANTA SÉ
Bento XVI pede [finalmente] justiça para vítimas de pedofilia em casos envolvendo padres



Os abusos sexuais de menores são "crimes horríveis" e "ainda mais trágicos quando o culpado é um homem da Igreja". As palavras são do Papa Bento XVI, que ontem decidiu abordar o tema da pedofilia durante a recepção, no Vaticano, de um grupo de padres irlandeses - um dos países mais marcados por escândalos desta natureza nas últimas décadas.


Esta foi uma das raras intervenções de Bento XVI sobre o assunto. A mensagem foi, no entanto, clara. "É importante apurar a verdade sobre o que ocorreu no passado e dar todos os passos necessários para evitar que volte a acontecer", disse, acrescentando ser fundamental "que os princípios de justiça sejam totalmente cumpridos e, acima de tudo, que seja dado apoio às vítimas e a todos os que sejam afectados por estes crimes horríveis".

A Irlanda, onde 90% da população é católica, vive desde os anos 90 uma sucessão de escândalos envolvendo abusos sexuais de menores por padres, que abalaram a credibilidade da Igreja. Apenas um seminário se mantém aberto, todos os outros foram encerrados. É esta quebra de confiança que o líder do Vaticano quer ver resolvida. "O bom trabalho e devoção desinteressada da grande maioria de padres e religiosos da Irlanda não deveria ser manchado pelas transgressões de alguns dos seus irmãos", disse.

Em Março, a Arquidiocese de Dublim contabilizou em mais de uma centena os padres suspeitos de terem abusado de crianças nos últimos 66 anos. Por isso, para as vítimas, as afirmações do Papa pecam por tardias. Colm O'Gorman, o fundador de uma associação de menores molestados, afirmou à BBC que é necessário que o Vaticano vá mais longe e peça desculpas. E defende que sejam tomadas medidas globais para proteger as crianças destes crimes, incluindo a mudança das leis católicas.

A mensagem do Papa teve a Irlanda como principal destinatário, mas aplica-se também a outras partes do mundo, como os EUA. Em 2002, um escândalo envolvendo um padre de Boston teve repercussões em quase todas as dioceses do país. Os processos multiplicaram-se e, de acordo com as contas da própria Igreja, só no ano passado foram apresentadas 782 queixas, a maioria das quais sobre abusos ocorridos há décadas. O número de processos desde 1950 ultrapassa os 12 mil. Vários padres foram sucessivamente transferidos à medida que surgiam as acusações, em vez de serem denunciados à polícia.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal