Pesquisa:
 

Sábado, 29 Setembro 2012 09:26

PORTUGAL
Destaques do dia (e noite) de encerramento do Queer Lisboa 16



A noite de encerramento da 16.ª edição do Festival Queer tem lugar às 21h00, na Sala Manoel de Oliveira, com a atribuição dos prémios de Melhor Longa-metragem, Melhor Documentário, Melhor Curta-Metragem, Melhor Curta-Metragem Portuguesa, bem como as escolhas do público nas três competições.


Noite de encerramento

Para terminar em grande mais uma edição do Queer Lisboa será apresentado “Cloudburst”, uma longa-metragem canadiana que funde a comédia romântica e o “road movie”. As oscarizadas Olympia Dukakis e Brenda Fricker protagonizam Stella e Dot, duas mulheres que fogem de um lar de idosos no Maine rumo à Nova Escócia com o objectivo de se casarem legalmente. Uma das grandes comédias de temática queer deste ano a encerrar o Queer Lisboa 16.

De tarde

Em Sessão Especial, às 17h15, na Sala Manoel de Oliveira, é exibido “Chroniques Sexuelles D’Une Famille D’Ajourd’hui” de Jean-Marc Barr e Pascal Arnold, dos mesmos realizadores de “American Translation” apresentado em competição nesta edição. Esta longa-metragem revela a divertida, inusitada e explícita incursão na sexualidade de uma família contemporânea francesa. No começo os pequenos-almoços são longos e silenciosos e nos jantares fala-se de tudo menos de sexo. Mas a rotina desta família está prestes a ser posta em causa quando Romain, o filho mais novo, é apanhado a masturbar-se na aula de Biologia, filmando o acto com o seu iPhone.

A competição dos documentários encerra com “Audre Lorde: the Berlin Years 1984 to 1992”, realizado por Dagmar Schultz, com exibição às 15h00, na Sala 3. Este documentário dá-nos a conhecer a figura ímpar de Audre Lorde, a norte-americana que marcou de maneira indelével a história do feminismo, do movimento lésbico e do movimento afro-americano dos anos setenta e oitenta.

A última sessão do Queer Pop 2 termina com a exibição de alguns dos melhores filmes promocionais da mundialmente conhecida banda sueca, “Abba”. Pode ser verdade que o mundo só deu por eles quando venceram o festival da Eurovisão em 1974 com “Waterloo”, mas foi há 40 anos que, ainda sem responderem como Abba, os quatro elementos deste grupo se estrearam em disco. Na sua maioria assinadas pelo realizador Lasse Hallström, estas são peças pioneiras na história dos telediscos ao serviço da música pop.

Festa noite fora

Para encerrar em grande, o Queer Lisboa 16 conta com uma festa especial no Construction, um dos mais recentes e concorridos espaços da noite gay lisboeta. Nos pratos estarão Pop Minette e o Dj Residente John A. a garantir a animação de todos os convidados.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal