Pesquisa:
 

Terça-feira, 29 Julho 2014 09:36

EUA
Ativista da DOMA diz que era ignorante antes de Stonewall



Numa entrevista publicada a 24 de julho pela Marriage Equality USA, Edie Windsor disse que “Quando Stonewall aconteceu, eu era uma senhora de classe média ignorante que disse “Eu não sei porque é que tenho de me identificar com estas bichas.”


Mas pouco depois, a mulher que encabeçou o processo contra o DOMA (Defense Of Marriage Act) percebeu o quanto aquelas drag queens que decidiram fazer frente à polícia realmente eram. “Aquelas rainhas mudaram a minha vida. E vi-as e adorei o que vi. Foi o início de me sentir como parte de uma comunidade, ” explica.

Windsor processou o estado americano após ter recebido um valor a pagar de $363,053 em impostos (cerca de 270 mil EUR) após a morte da esposa Thea Spyer em 2009. O caso chegou ao Supremo Tribunal americano e em junho de 2013, a maioria dos juízes votaram contra as provisões estabelecidas pelo DOMA. Desde essa decisão história que Windsor, agora com 84 anos, têm visto coisas fantásticas a acontecer. “De repente, a autoestima está em alta – quer dizer, até estes juízes disseram que somos merecedores de respeito. E então começamos a assumirmo-nos muito mais, e quanto mais de nós de assumem, mais nos reconhecemos e mais somos amados, e então mais de nós de assumem até que somos esta comunidade enorme, alegre e cheia de amor, e eu vivo no meio disto e é fantástico.”

A Marriage Equality USA lançou o documentário "Edie Windsor: In Her Own Words" em celebração do terceiro aniversário do casamento igualitário no seu estado natal de Nova Iorque.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal