Pesquisa:
 

Quarta-feira, 29 Maio 2013 13:54

FRANÇA
Primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo realiza-se hoje



Vincent Autin e Bruno Boileau serão hoje o primeiro casal homossexual a casar-se depois da aprovação da lei que fez de França o 14º país a reconhecer a igualdade no casamento.


Já dizem vir a ser o casamento do século no país, se não veja-se a lista: 130 jornalistas internacionais, 300 ativistas LGBT e obviamente a família e amigos que somam 200 convidados. Contas feitas são 630 pessoas que não cabem na Câmara de Montpellier, e por isso será edificada uma estrutura provisória com capacidade para albergar tão grande número de convidados.

Autin, de 40 anos, é ativista pelos direitos LGBT e trabalha no turismo de Montpellier, Boilean tem 30 anos e é funcionário público, estão juntos há sete anos e já esperavam por este momento há muito. Depois do casamento planeiam vir a adotar uma criança.

A aprovação do casamento e adopção em França movimentou milhares que na rua se manifestaram pró e contra, 172 horas no parlamento com reações nunca vistas e algo violentas, e um aumento de 30% de atos homofobicos que levou algumas pessoas LGBT aos hospitais. Uma lei que ainda hoje movimento os oposiores nas ruas francesas, com maior incidência em Paris. Por isso mesmo a policia de Montpellier está de prevenção para que tudo corra bem.

Héléne Mandroux, presidente da Câmara de Montpellier que irá realizar o casamento de Autin e Boileau, tem recebido ameaças via telefone, tendo mesmo sido aconselhada a ter segurança pessoal nestes dias.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal