Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 29 Maio 2010 16:40

MOSCOVO
Marcha do Orgulho em versão Flash Mob



Um grupo de 30 activistas LGBT fintou a polícia e conseguiu realizar uma Flash Mob Gay Pride no centro de Moscovo.


Com uma bandeira do arco-íris de 20 metros e cartazes em inglês e russo reivindicando direitos para gays e lésbicas os manifestantes gritaram palavras de ordem como "Não à homofobia" e "Rússia sem homofóbicos".

A acção foi tão rápida e surpreendente que a polícia não teve oportunidade de interferir. Quando chegaram já os manifestantes se tinham dispersado e não houve detenções.

Para o sucesso da acção foi fundamental um conjunto de "contra-informações" divulgadas em blogs e sites que levaram a polícia a concentrar os seus esforços em diferentes locais da cidade. A polícia chegou mesmo a encerrar ruas e estações de metro na zona dos escritórios da Comissão Europeia.

A marcha foi proibida pelos tribunais e pelo presidente da câmara de Moscovo. Nas quatro edições anteriores da marcha diversas pessoas foram detidas.

Os manifestantes estavam particularmente revoltados com a atitude a União Europeia e dos Estados Unidos da América que têm apoiado a realização de eventos públicos do orgulho LGBT em locais como Polónia e Letónia mas têm-se mantido calados quando se fala em Moscovo.

Peter Tatchell, que também participou no evento, questiona estes governos sobre as razões para dois pesos e duas medidas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal