Pesquisa:
 

Sábado, 29 Março 2014 23:23

REINO UNIDO
Inglaterra e País de Gales marcaram igualdade no casamento à meia-noite



Os primeiros casamentos na Inglaterra e no País de Gales pareciam quase os 100 metros barreiras, as cerimónias começaram ao segundo.


A lei mudou à meia-noite e um número grande de casais competiu para poder reivindicar o título de ser o primeiro a casar-se, e prenunciar os seus votos logo nos primeiros segundos do dia. As cerimónias decorreram um pouco por todo o lado neste dia histórico. A lei britânica já tinha a figura de união civil com praticamente todos os direitos e deveres do casamento civil excepto o nome e a forma da cerimónia. Mas um nome pode fazer toda a diferença no estrangeiro: Portugal por exemplo não reconhecia estas uniões civis como casamento precisamente por esta questão de nomenclatura.

Primeiro Ministro defende medida

As palavras de David Cameron foram de elogio aos primeiros casamentos dizendo que o ato foi o envio de uma mensagem forte de igualdade vivida no reino de Sua Majestade. O primeiro-ministro diz tratar-se de uma reforma necessária porque "quando a lei divide o amor entre duas pessoas então a lei precisa de mudar" e, reforçou que "neste final de semana acontece um momento importante porque vamos, finalmente, ter igualdade no casamento".

Esta aposta de Cameron tem-lhe granjeado a oposição de alguns membros do Partido Conservador, mas para o primeiro-ministro esta foi sempre uma questão importante e, disse-o várias vezes.

"Tenho tido muita sorte por ter encontrado uma parceira tão incrível como Sam [esposa de David Cameron, e primeira-dama do Reino Unido Samantha Sheffield] e o nosso casamento foi uma parte importante do nosso compromisso. É claro que qualquer casamento dá trabalho, requer paciência e compreensão, dar e receber, mas o que dá em termos de amor, apoio, estabilidade e felicidade é imensurável."

Cameron continua, "introduzir o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo diz algo sobre o tipo de país que somos. Diz que somos um país que continuará a honrar as suas tradições orgulhosas de respeito, tolerância e igualdade de valores. Ele também envia uma mensagem poderosa para os jovens que estão a crescer e que ainda não tem a certeza da sua sexualidade. A lei diz claramente que somos todos iguais, sejamos gays ou héteros, trata-se de algo importante onde as pessoas já não são intimidadas por causa da sua sexualidade"

E no resto do Reino Unido?

A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo termina a última grande discriminação legal contra as pessoas LGBT na Inglaterra e no País de Gales, a Escócia é o local que se segue, ainda este ano. Infelizmente a Irlanda do Norte continua a ser um exemplo da homofobia institucional e não se espera para breve nenhuma alteração legislativa nesta área.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal