Pesquisa:
 

Sexta-feira, 28 Novembro 2014 16:04

EUA
Harvey Milk - 36 anos da sua morte.



Dia 27 de novembro de 2014 marca o 36º aniversário da morte de Harvey Milk, político americano e pioneiro dos direitos LGBT.


Foi o primeiro homem assumidamente homossexual a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos, tendo estado em funções apenas 11 meses. A 27 de novembro de 1978, o presidente da Câmara George Moscone e Harvey Milk eram assassinados por Dan White, um antigo colega que tinha perdido o seu lugar na administração da cidade.

Dan White foi condenado a homicídio não premeditado, em vez de premeditado, o que deu origem aos White Night Riots, manifestações pacíficas contra o veredito que encheram as ruas de São Francisco. Essas manifestações levaram a que o estado da Califórnia abolisse a possibilidade de defesa por capacidade diminuída, já que White alegou na sua defesa que tinha assassinado os dois homens devido a um excesso de consumo de Twinkies (um tipo de doce).

No entanto o seu legado é inegável. A antiga embaixadora americana Nancy Brinker afirmou recentemente ao “The Huffington Post”: “O Harvey Milk fez algo que poucas pessoas conseguem fazer, deu ínicio a um movimento que mudou a nação. O seu legado permanece vivo através do bom trabalho que o seu sobrinho, Stuart Milk, tem vindo a desenvolver.”

Já em 2009, e depois do filme Milk protagonizado por Sean Penn, Harvey Milk deu entrada no California Hall of Fame e o seu sobrinho recebeu a Medalha da Liberdade Presidencial em seu nome. No dia 22 de maio, dia dedicado ao político na California, a Casa Branca lançou uma coleção de selos dedicada ao ativista.

Uma das suas principais mensagens era a visibilidade.

“Têm que se assumir. Assumam-se… aos vossos pais… Eu sei que é difícil e que os vai magoar mas pensem como eles vos vão magoar a vocês quando forem votar! Assumam-se aos vossos parentes… assumam-se aos vossos amigos… se forem de facto vossos amigos. Assumam-se aos vossos vizinhos… aos vossos colegas de trabalho… às pessoas que trabalham onde vão comer e onde fazem compras… assumam-se só às pessoas que conhecem e que vos conhecem. A mais ninguém. Mas de uma vez por todas, rebentem com os mitos, destruam as mentiras e as distorções.”

EUA: Harvey Milk - 36 anos da sua morte.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal