Pesquisa:
 

Quinta-feira, 28 Outubro 2010 19:49

EUA
Filhos de casais gays dão-se tão bem na escola como filhos de heteros



As crianças educadas por pais gays ou lésbicas mostram um progresso na escola praticamente igual aos seus colegas com pais heterossexuais, segundo um estudo que acredita-se ser o primeiro exame em larga escala do bem-estar de crianças com pais do mesmo sexo.


"A diferença nos resultados só varia um pouco de estrutura familiar das coisas realmente importantes são os rendimentos dos pais e da educação; A classe dos pais social é o grande fator determinante", diz Michael Rosenfeld, professor associado de sociologia na Universidade de Stanford. "A questão é: o que acontece com a estrutura familiar A resposta parece ser - pelo menos no caso de casais do mesmo sexo - isso não importa.".

Rosenfeld usou dados do censo dos EUA de 2000, o ano mais recente para o qual esse tipo de informação está disponível, para avaliar como as crianças em vários tipos de famílias saíram da escola, as suas idades e níveis de classificação para descobrir quantos deles deixaram um ano para trás.

"Quando as crianças vivem uma situação caótica em casa, eles têm muito maior probabilidade de não fazer progressos na escola e, portanto, perderem o ano", disse Rosenfeld. "O progresso das crianças através da escola apresenta-se na verdade como uma razoável estimativa para a saúde do ambiente doméstico."

A sua amostra incluiu cerca de 613.000 crianças dos 8 primeiros anos de escolaridade a viver com dois pais heterossexuais casados e 3.500 vivem com pais do mesmo sexo.

Os dados em bruto indicam que 6,8 por cento dos filhos de pais casados tinham saltado um ano em comparação com 9.5 por cento educados por mulheres lésbicas e 9,7 por cento educados por casais de gays. Por outro lado as crianças que viviam com pais separados, divorciados ou viúvos tinham uma taxa de perda de 11 por cento.

No entanto Rosenfeld analisou os dados com mais cuidado e conclui que a aparente vantagem escolar das crianças com pais heterossexuais casados de deve principalmente a factores socio-económicos. Ao comparar crianças com os mesmos antecedentes raciais, rendimentos e educação dos pais, as diferenças praticamente desapareceram.

"Os maiores determinantes do progresso educacional das crianças não são o sexo dos pais, mas as coisas que nós sempre sabemos que importavam, que é a educação dos pais e o rendimento disponível", diz Rosenfeld.

A pesquisa foi publicada em uma edição recente do journal Demography.

O facto é que os pais casados heterossexuais tendem a ter maiores rendimentos e mais educação do que os pais do mesmo sexo ou aqueles com status de relacionamento diferente. Segundo os dados também há mais pessoas brancas no grupo de casados heterossexuais.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal