Pesquisa:
 

Sábado, 28 Setembro 2013 12:37

PORTUGAL
Queer Lisboa 17 - Penúltimo dia



Hoje, sábado, é o final de mais uma edição do Queer Lisboa que vai na sua décima sétima edição, mas antes do dia final houve ainda alguns filmes dignos de referência como é o caso de “Gingers”, “Wonderwoman”, “In The Name Of” que passaram esta sexta-feira.


Gingers

Foi uma forma inteligente de mostrar como vive um “cenourinha” das afrontas, dos piropos menos próprios mas, também das vantagens de se ser ruivo, dos pés à cabeça. Com o detalhe de perceber as constantes pressões e bullying que são vítimas quando crianças e jovens por serem únicos e, como que num passe de mágica, quando chegam a adultos o facto de serem únicos se torna numa vantagem.

Um plano descontraído vários protagonistas foram contando os porquês e porque não com alguns piscares de olhos para nús femininos da arte clássica. Resumindo, inteligente e divertido.

In The Name Of

Fala da homossexualidade de um padre, do fato de reprimir os seus sentimentos e impulsos, da solidão de um jovem que vive na ânsia de poder amar e ser amado, e de mais jovens que junto deste padre tentam encontrar o caminho de uma vida com sentido, jovens que vieram do reformatório e ali tem uma chance de endireitar os seus percursos. Mas também nos fala de uma Igreja que não resolve os seus problemas, que prefere varrer para debaixo do tapete sempre que a sujidade vem ao de cima e a mesma possa numa sociedade ignorante causar moça à instituição.

Este padre chega ao limite das suas forças, encontra refúgio na bebida mas toda a aldeia já comenta da sua sexualidade, uma vez como em outras vezes é transferido de paróquia, mas alguém na aldeia sente a sua falta e quando descobre onde o padre está corre ao seu encontro deixando tudo para trás.

Um amor clandestino, vivido intensamente, um amor que liberta os dois nem que seja apenas entre quatro paredes.

Wonder Women! The Untold Story of American Superheroines

Entre a grande depressão e o final da segunda guerra mundial deu-se o "boom" dos Comics e dos Super Heróis. E entre os muitos homens que são protagonistas também há algumas mulheres... das quais a mais famosa é a Wonder Woman. Este documentário apresenta a evolução desde essa altura até aos dias de hoje... incluindo a opressão moralista nos EUA que transformou a Wonder Woman de amazonas/deusa/guerreira que se defendia quando necessário a uma dona de casa apaixonada que vive para o seu marido. E continua até aos dias de hoje onde apesar de toda a modernidade ainda são muito poucos os exemplos de mulheres protagonistas e menos ainda os exemplos que fogem do estereótipo de mulher-apaixonada-que-se-sacrifica-pelos outros.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal