Pesquisa:
 

Quarta-feira, 28 Setembro 2011 01:12

EUA
Responsável máximo da Igreja Católica envia aviso agressivo ao presidente Obama



O responsável máximo da Igreja Católica nos EUA advertiu ao presidente que suas políticas de não proibir o casamento gay poderiam "precipitar um conflito entre a igreja e o estado".


Numa carta enviada a 20 de Setembro, o arcebispo Timothy Dolan de Nova York revela-se muito preocupado desde o governo anunciou em fevereiro passado que deixaria de defender em tribunal a lei federal que proíbe o reconhecimento dos casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo.

A carta foi escrita oficialmente por Timothy Dolan na qualidade de líder da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA.

Segundo o bispo a defesa da igualdade do casamento comparando-a com a discriminação racial é "particularmente perturbadora, errada e injusta". Embora defenda que "rejeita o ódio ou tratamento injusto de qualquer pessoa", alega que deve ser proibido o reconhecimento legal dos casamentos de gays e lésbicas pois estes casamentos não "trazem um bem maior à sociedade do casamento entre um homem e uma mulher" justificando que esta medida "não nega a preocupação com o bem estar de todas as pessoas, antes pelo contrário reforça-a".

"O fracasso do governo de mudar de curso sobre esta matéria ... irá precipitar um conflito nacional entre a igreja e o estado de enormes proporções com prejuízos para ambas as instituições", advertiu Dolan.

Dolan acusa a administração Obama de "uma campanha contra a instituição do casamento, e a liberdade religiosa". No anexo sobre as consequências de uma possível revogação da proibição federal com base na sua inconstitucionalidade, a Conferência de Bispos Católicos sustenta que tal medida iria ter efeito em cascata nas leis estaduais que proíbem atualmente o casamento entre gays e lésbicas.

A carta usa termos particularmente agressivos contra a política do governo nesta matéria, numa altura em que as sondagens apresentam a população dos EUA em geral, e os católicos moderados em particular, cada vez mais receptivos à igualdade de direitos para casais de gays e lésbicas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal