Pesquisa:
 

Sábado, 28 Maio 2011 11:51

RÚSSIA
Dezenas detidos em pride LGBT não autorizado (atualizado 17:31)



Várias pessoas foram detidas hoje no centro de Moscovo durante a tentativa de realizar uma marcha do orgulho LGBT que não foi autorizada pela cidade.


A polícia isolou a área onde os manifestantes se tinham reunido e deteve sete pessoas, segundo fontes oficiais.

Antes das detenções algumas pessoas manifestaram-se na entrada da Praça Vermelha com cartazes com temas como "Liberdade", "Rússia sem homofóbicos" e "Rússia não é Irão".

A manifestação foi brutalmente terminada por um ataque de ultranacionalistas e fundamentalistas cristãos. Os cristãos usavam a cruz ortodoxa e um deles rasgou uma foto de Elton John. Enquanto era detido declarou que "Deus arrasou com Sodoma e Gomorra e vai arrasar Moscovo se nós deixarmos que coisas como estas aconteçam".

Entre os detidos do lado da manifestação LGBT estão conhecidos ativistas do movimento a nível mundial como o norte-americano Dan Choi, o britânico Peter Tatchell e o francês Louis-George Tin.

Desde 2006 que os ativistas russos tentam realizar uma marcha do orgulho LGBT na capital. As autoridades têm recusado sempre a sua realização e, no final do ano passado, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou a cidade por esta atitude. Mas a câmara municipal ignorou a decisão e não autorizou a manifestação este ano.

Atualização 17:31

Segundo fontes policiais citadas pela Associated Press foram detidos um total de 18 ativistas LGBT e 14 contra-manifestantes.

Entretanto os manifestantes estrangeiros Dan Choi, Andy Thayer, Louis-Georges Tin e Peter Tatchell foram já libertados pela polícia, os russos não tiveram a mesma sorte.

RÚSSIA: Dezenas detidos em pride LGBT não autorizado (atualizado 17:31)

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal