Pesquisa:
 

Sexta-feira, 28 Maio 2010 13:01

PORTUGAL
Cavaco Silva alvo de fortes críticas por promulgação



Cavaco Silva fez um discurso em que criticou de forma brutal a aprovação da igualdade no casamento para depois o promulgar. Agora são os conservadores que o criticam.


As críticas vêem de todos os lados. Mesmo depois de passar quase uma semana a promover a Igreja Católica e a visita do Papa o Presidente é arrasado pelo cardeal-patriarca de Lisboa. Em declarações à Rádio Renascença chegou mesmo a dizer que se fizesse o veto "ganhava as eleições". Para José Policarpo a medida devia ser vetada a todo o custo, e o argumento de que em momentos o parlamento deveria se concentrar noutras questões falhou pois seria "um gesto dele como pessoa".

Também João César das Neves, conhecido cronista católico ultra-conservador, revela ao jornal i que a atitude do Presidente "terá certamente bastante influência nas Presidenciais e será muito negativa", novamente reforçando a falta de "tomada de posição pessoal do Presidente". E vai mais longe considerando a possibilidade de haver um outro candidato de direita às próximas eleições presidenciais.

Já Roque de Cunha Ferreira, médico católico e activista anti-escolha, considerou uma "hipocrisia monumental" a atitude de apoiar o Papa na semana anterior e promulgar o casamento para gays e lésbicas na semana seguinte.

E a plataforma que pretendia o referendo também não poupa críticas, alegando que a medida do Presidente poderia levar à "divisão da sociedade portuguesa num momento em que é tão necessária a coesão nacional”.

E até Santana Lopes, membro ferrenho do "PPD-PSD" e normalmente apoiante de Cavaco Silva revela em reportagem ao i que a "posição de Cavaco sobre casamento gay fez-me repensar apoio".

Recorde-se que caso Cavaco Silva vetasse a lei, tal medida teria apenas o efeito de atrasar por algumas semanas a sua aprovação visto o apoio claro da maioria no Parlamento à mesma.

PORTUGAL: Cavaco Silva alvo de fortes críticas por promulgação

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal