Pesquisa:
 

Terça-feira, 28 Abril 2009 20:41

AUSTRÁLIA
Famílias LGBT excluídas da educação pré-primária



A segunda versão da Estratégia Governamental para Educação nos Primeiros Anos na Austrália não inclui nenhuma referências a famílias LGBT, mas contém referências a outros temas como os Aborígenes, deficiência e diversidade linguística.


O Marrickville Council, em Sydney, foram dos primeiros a testar os materiais da primeira versão do documento que incluía as famílias de gays e lésbicas. Ao verificarem a remoção enviaram pedidos à Ministra da Educação Julia Gillard e à secretária de estado responsável pela educação pré-primária Maxine McKew para que esta situação seja corrigida.

A situação tornou-se mais complicada para a Ministra quando foi acusada de que a primeira versão seria politicamente correcta e afirmou na altura que não iria entrar em polémicas nem divulgar nenhuma agenda.

Vicki Harding, uma mãe lésbica que escreveu o livro para crianças "Learn to Include", afirma que o facto da primeira versão ter explicitamente as palavras "gay e lésbica" é importante porque as palavras fazem diferença. "Muito poucas pessoas pensam em famílias gays e lésbicas quando vêem a palavra 'família'. Temos que fazer um esforço para as incluir ou as pessoas vão esquecer-se delas", afirmou ao Sydney Star Observer.

"Parece-me que alguém tem vergonha de usar as palavras 'gay' e 'lésbica'. Dizem que estão incluídas implícitamente, mas se eles não usarem as palavras então isso quer dizer que há alguma questão com as mesmas". Segundo Harding, a inclusão das palavras 'gay' e 'lésbica' no documento iria dar aos educadores uma porta aberta para uma inclusão mais pro-activa. "Os educadores estão preocupados porque se trouxerem o assunto para uma sala de aula e depois um pai apresentar uma queixa", conclui.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal