Pesquisa:
 

Quarta-feira, 28 Fevereiro 2007 17:09

PORTUGAL
Proposta de lei sobre IVG prevê acompanhamento facultativo



PS, PCP, Bloco de Esquerda (BE) e “Os Verdes” (PEV) chegaram a acordo sobre os termos da nova lei de interrupção voluntária da gravidez. A proposta hoje entregue no Parlamento prevê uma consulta obrigatória e acompanhamento facultativo das mulheres.


Numa declaração aos jornalistas, nos Passos Perdidos do Parlamento, Alberto Martins disse ter entregado a proposta na Comissão de Assuntos Constitucionais, onde deverá ser discutida e votada na próxima semana.

Segundo o líder parlamentar socialista, o diploma prevê “uma consulta médica obrigatória, um acompanhamento facultativo, no âmbito psicológico e da assistência social, um período de reflexão mínimo de três dias” e posteriormente “um encaminhamento para o planeamento familiar”.

“Esta iniciativa, que é do PS, do PCP, do BE e do Partido Ecologista 'Os Verdes' destina-se a criar as condições para a aprovação de uma lei o mais alargada possível”, declarou.

Alberto Martins referiu que nenhum deputado do PSD nem do CDS-PP participou na elaboração do projecto de lei, mas que os partidos subscritores estão “abertos à assinatura” de outros deputados.

"Este processo contou à partida com os partidos que tomaram posição pelo 'sim'", mas os seus subscritores pretendem que seja aprovada com o "o maior consenso possível", explicou.

O dirigente socialista salientou que "a lei tem como objectivo central permitir que a decisão da mulher seja uma decisão, livre, responsável e consciente", no respeito pelo "voto popular" no dia 11 deste mês.

A proposta, bem como eventuais alterações que venham a ser apresentadas, será discutida e votada na especialidade na Comissão de Assuntos Constitucionais. A comissão reúne-se esta quarta-feira, mas o seu presidente, Osvaldo Castro, já veio sugerior que esse processo só tenha início na semana seguinte, por ser preciso tempo para os partidos analisarem as iniciativas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal