Pesquisa:
 

Terça-feira, 28 Fevereiro 2006 08:33

CANADÁ
Padres Católicos contestam posição oficial do Vaticano



Um pequeno grupo de padres da província francófona canadiana do Québec criticou abertamente a Igreja Católica pela sua oposição às uniões homossexuais e à ordenação de sacerdotes homossexuais praticantes. Dezenove padres escreveram uma carta aos bispos de Québec afirmando que os argumentos usados pela Igreja "causaram confusão e discordância" entre os fiéis.


"Será que a Igreja tem a última palavra nos mistérios da vida política, social, familiar e sexual?", questiona a carta, divulgada no domingo pelo jornal La Presse. "Nestas questões, a doutrina oficial da Igreja já se mostrou errada mais de uma vez no passado."

A Igreja Católica de Québec reconheceu que há tensões entre os fiéis sobre as uniões homossexuais, mas tentou minimizar a questão. "Não é um terremoto", disse o bispo Louis Dicaire, encarregado pela Igreja de responder às queixas dos padres. Ele disse que a carta não mudará a posição oficial do catolicismo.

Até o começo da década de 60, a Igreja Católica tinha uma influência inegualável no Québec, que desde então se perdeu. Embora os católicos sejam 83 por cento da população da província, a maior proporção em todo o Canadá, poucos vão regularmente à Igreja.

O bispo Dicaire disse à Reuters na segunda-feira, por telefone, que não há nada de novo na carta, pois já estava claro que alguns católicos discordam dos bispos. Ele lembrou que há mais de 2.500 padres no Québec, e afirmou que ficará surpreso se houver punição aos 19 dissidentes.

"Eles estão exercitando seu direito à manifestação pública, embora possa se questionar se é a melhor forma de apresentar o debate. Não acho que possamos falar em crise."

Marcadores/Tags:

#canadá #religião ano 2006

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e DOIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal