Pesquisa:
 

Segunda-feira, 28 Janeiro 2013 21:33

EUA
Caso de igualdade no casamento poderá ter apoio da admnistração Obama



Nos últimos dias faz-se uma “corrida” para obter o apoio da administração Obama na discussão sobre a lei do casamento presente no Supremo Tribunal.


Por um lado os pró-casamento tentam o apoio de Obama, pelo outro, os do contra, sugerem que o Governo fique de fora do debate.

Theodore Olson e David Boies, dois advogados conhecidos pelo apoio à lei do casamento se tornar acessível a casais de pessoas do mesmo sexo, pediu à administração de Obama para formar opinião sobre a matéria e tornar a lei uma lei federal. Já Charles Cooper, também ele advogado, representante da fação contra esta alteração e apoiantes da conhecida “Proposição 8”, pede que o Governo de Obama fique de fora do debate.

A corrida é feita com o objectivo de convencer os nove juízes do Supremo a votarem favoravelmente a alteração da lei, coisa que os apoiantes e as associações LGBT acreditam ficar mais fácil se tiverem o apoio do Presidente do EUA.

Do outro lado esperam que os juízes aceitem que a proposição 8 é que está certa, e não lhes interessa o envolvimento mais aberto de Obama na matéria mesmo depois de um discurso de tomada de posse extremamente inclusivo para as questões gays e lésbicas.

O relógio não pára e os prazos são diferentes para que cada uma das fações no daquilo que chamam “amicus curie” (amigos do tribunal),

Cooper tem até amanhã para defender a sua causa, já Olson e Boies tem até 28 de Fevereiro.

O governo por norma não se envolve nestas decisões, mas os advogados de ambas as partes acreditam que Obama, ex-professor de direito constitucional formado por Harvard, irá usar o seu conhecimento e desempenhar um papel decisivo neste debate.

Houve já reuniões com ambos os lados e uma vintena de advogados do governo, que foram metódicos nas suas inquirições jurídicas às duas partes. Aguardam-se novidades para breve.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal