Pesquisa:
 

Quinta-feira, 27 Setembro 2007 11:40

ARGENTINA
Menor autorizada a mudar de sexo



Durante três anos Natalia, de 17 anos, lutou nos tribunais argentinos para conseguir uma autorização judicial para mudar de sexo com consentimento dos pais. Após duas recusas, conseguiu finalmente a permissão. Uma decisão sem precedentes que transforma a Argentina no primeiro país da América Latina a autorizar a mudança de sexo a um menor.


O ‘martírio’ de Natalia (nome que usa apesar de ter ainda a genitália masculina) começou em 2004, quando se submeteu a inúmeros exames psicológicos, que confirmaram a sua auto-identificação como mulher. Ainda assim, por duas vezes os tribunais indeferiram o seu pedido sob o argumento de que a permissão dos pais não era suficiente para autorizar uma operação irreversível.

A cada recusa Natalia tinha crises emocionais graves. “Disseram-lhe barbaridades no processo e só graças à família e aos amigos continua viva, porque se fosse pelo Estado e a Justiça argentinos já se tinha suicidado”, afirma Pedro Paradiso Sottile, coordenador da Área Jurídica da Comunidade LGBT da Argentina.

Quando Natalia decidiu tornar público o seu caso, através dos media, o Supremo Tribunal ordenou novos exames psicológicos e a autorização acabou por chegar.

[Artigo com ligeiras edições pelo PortugalGay.PT]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal