Pesquisa:
 

Sábado, 27 Agosto 2016 10:00

EUA
Casais do mesmo sexo dividem tarefas domésticas por estereótipos de género



Para a maioria dos casais, o género continua a ser o fator mais importante no que toca a decidir quem vai cozinhar ou quem vai deitar o lixo fora, mesmo sendo casais homossexuais.


Uma nova pesquisa afirma que os estereótipos de género continuam a desempenhar um papel fundamental nas relações do mesmo sexo, com tarefas designadas conforme quem é mais ou menos "masculino" ou "feminino".

A pessoa que num casal é vista como sendo mais "feminina" é mais provável que vá limpar a casa e tomar conta das crianças, enquanto que o parceiro com traços masculinos cuida da manutenção do carro ou simplesmente diz ao parceiro o que fazer.

Os cientistas inicialmente concluíram que o sexo era "de longe" o maior fator na decisão de como ambos os casais heterossexuais atribuíam as tarefas, mas ficaram surpreendidos ao descobrir a mesma lógica quando é aplicada em casais do mesmo sexo, como explica Natasha Quadlin.

As pessoas basearam-se em informações sobre género para orientar as suas crenças sobre o que as pessoas deviam estar a fazer.

Surpreendentemente, esse tema estende-se também para o casais do mesmo sexo. Natasha Quadlin, Universidade de Indiana

Intitulado "Fazer Dinheiro, Fazendo Género, ou Ser Essencialistas? Características dos parceiros e atitudes dos Americanos em relação ao trabalho doméstico", o estudo analisou respostas de mais de 1.000 pessoas. A cada entrevistado foi-lhe dado aleatoriamente uma descrição de um casal heterossexual ou homossexual.

A descrição incluiu informações sobre a ocupação de cada parceiro e rendimentos, bem como seus passatempos e interesses que sugeria se o parceiro teria ou não traços masculinos ou femininos.

Quando os entrevistados foram solicitados a atribuir tarefas entre os casais do mesmo sexo, tradicionalmente tarefas do sexo feminino foram dadas ao parceiro mais feminino, e tarefas tradicionalmente do sexo masculino foram normalmente designadas para o parceiro mais masculino.

De acordo com os investigadores, 66 % dos entrevistados acreditam que o parceiro feminino deve ser responsável por comprar comida, 61% sentiram que o parceiro deve cozinhar e 58 % consideram que o parceiro deveria lavar a roupa e limpar a casa. 62% dos inquiridos espera também que o parceiro mais feminino deveria atender às necessidades físicas das crianças, e 60% acreditam que o conjugue mais feminino devia lidar com as necessidades emocionais dos filhos. Por outro lado 67%, dos entrevistados acreditam que o parceiro mais masculino deve lidar com a manutenção do automóvel tarefas ao ar livre.

Marcadores/Tags:

#eua #gay #casamento ano 2016

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2016)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal