Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sexta-feira, 27 Maio 2011 15:04

IRÃO
Primeiro pride LGBT acontece na Turquia



O primeiro pride LGBT organizado por pessoas Iranias aconteceu este dia 22 de Maio na cidade de Ancara, Turquia.


A quarta Marcha contra a Homofobia e Transfobia em Ancara teve a presença de um grupo organizado de iranianos LGBT.

O grupo gritou palavras de ordem como "Ahmadinejad, estamos aqui!", "Gays iranianos nunca mais vamos ser calados!" e "gays iranianos, estamos todos juntos!".

O grupo era constituído por requerentes de asilo que não estão autorizados e viver em Ancara e foram transportados num autocarro pela organização a partir da cidade de Kayseri. É a primeira vez que os LGBT iranianos participaram numa marcha do orgulho LGBT turca.

O grupo também levou a antiga bandeira iraniana durante a marcha junto às tradicionais bandeiras do arco-íris do movimento LGBT.

Além da marcha, a organização turca Kaos GL também organizou uns dias antes um colóquio com a Amnistia Internacional sobre as questões dos pedidos de asilo devido a questões LGBT. Dezenas de ONGs participaram no evento.

Durante o colóquio um dos candidatos a asilo explicou as suas condições de vida do dia a dia, incluindo dificuldades extremas em aceder aos cuidados de saúde, e que os medicamentos que consegue obter são os fora-de-prazo que são distribuídos gratuitamente. Também referiu a violência física que é aplicada às pessoas transgéneras e pessoas transexuais que estão à espera de asilo. O fato de estes requerentes serem colocados em cidades satélite conservadoras ainda complica mais a sua integração com a sociedade local, incluindo as autoridades.

A ONG Kaos GL também está a dinamizar uma rede regional de combate à homofobia integrando membros do Médio Oriente, Cáucaso e Balcãs.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal