Pesquisa:
 

Domingo, 27 Março 2011 23:39

PORTUGAL
Contrastes no último dia do PortugalFashion Fall/Winter 2011



Estamos no dia último do PortugalFashion, um dia marcado não só pelos desfiles da indústria, mas também por nomes como Carlos Gil, Diogo Miranda, Luis Onofre, Dielmar e Fátima Lopes.


Abriu-se a passerelle com Latina, uma marca Riopele, trouxe-nos uma fusão do passado “mono” e a actualidade do “stereo”. O virtual dá lugar ao real, e o puzzle conseguido entre o rico dos cetins, algodões e sedas, que reflectem o azul navy e os rosas neutros, em detalhes discretos de um perfeito feminino.

Para a Concreto, Helder Baptista inspirou-se no frio dos glaciares, numa colecção onde o volume marca o seu espaço quando contrastado com silhuetas de peças mais finas e juntas, mas detentoras de um conforto. Incluem-se peças suaves de lã e os jeans de 100% algodão. O azul destes últimos a inspirar o profundo gélido dos oceanos.

Dom Colletto, por António Cunha, uma mescla entre o moderno e o clássico, de uma forte inspiração Italiana, privilegiam as cores, que obtêm um papel de sofisticação e movimento. Aqui destaca-se as cores intensas da mostarda e o bordeaux, à mistura com a sobriedade do cinza e rosa claro.

Meam, por Ricardo Preto, fecha o desfile inicial, com multiformas, riscadas em linhas puristas, expressando as emoções mais básicas do ser humano. As manchas de cor, apresentadas em quadros simples mas poderosos, transportados pelas caxemiras e veludos.

Seguiu-se o desfile dedicado ao calçado, onde o design, a sofisticação e o glamour foram explorados. Passaram Fly London, Dkode, Nobrand, Y.E.S., Chocolate Negro e Goldmud. As opções eram variadas. Do eclético e um look vintage estilo militar da Fly London, para o clássico e sexy anos 50 by Dkode, um look retro e inspiração Lolita anos 40 de um Nobrand, homens urbanos da Y.E.S., as formas arrojadas de um estilo contemporâneo em Chocolate Negro e terminando com o vanguardismo da Goldmud, fez da passerelle uma montra de praticalidade combinada com bom gosto.

Porque o Portugal Fashion é um lugar de moda, e porque moda é também aquilo que se ouve, os Fingertips apresentaram o seu último trabalho “Venice” no piso zero, com uma imagem criada pelo estilista Júlio Torcato.

Carlos Gil, que colecciona um número cada vez maior de fãs, foi super-ovacionado depois de nos brindar com uma colecção repleta de fascínio e elegância, libertada pela excelente escolha de materiais, como a seda, a caxemira e peles naturais.

Por outro lado e indo buscar inspiração ao fotógrafo Helmut Newton, Diogo Miranda apresenta-nos uma colecção provocativa, sensual e a resvalar o pornográfico, mostrando a feminilidade da mulher. "Erótica", era o título da sua colecção que a certa altura foi acompanhada pela música daquela que é conhecida por muitos como a "raínha" do erótico e da provocação, Madonna.

Lion of Porches, inspirou-se no imaginário da família inglesa residente nos ambientes e tons característicos do Douro. Os desportos náuticos transpareciam nos coordenados. Nos diferentes padrões destacamos as riscas bicolores, os emblemas, e losangos.

Vicri mostrou "A Weekend in the Countyside", pormenores sofisticados, num bestilo urbano em trânsito para algo mais rústico. As cores sóbrias do preto e castanho, em contraste com o picante quente do vermelho, mostarda e magenta. Os padrões geométricos são contrastados pelas representações gráficas de insectos.

A obsessão dos sapatos, caracteriza a colecção de Luis Onofre. Apresenta-nos uma silhueta mais masculina do que é habitual. Austera por um lado, mas ao mesmo tempo com pormenores em pele luxuosa. Visons, camurças e peles "Vechetta", tem acabamentos totalmente manuais e personalizados.

O inverso não tem de ser cinzento, quem nos diz é Dielmar, que nos apresenta um guarda-fatos colorido, onde não faltam os imprescindíveis casacos. Com várias formas, desde o corte tradicional ao dupla face. Os lisos aqui são excepção, porque os desenhos reinam em excelentes coordenados, onde não falta adereços como os lenços e écharpes, assim como sacos e até os óculos.

A vida é composta de diferenças, essas não tem de ser rivais, mas sim complementarem-se, assim é a sugestão que nos apresentou a colecção de Fátima Lopes. Preto e branco, como peças de um jogo, que se jogam em combinações que nos mostram a o Yin e Yang, fazendo reflectir a harmonia por exemplo presente no tabuleiro de xadrez. Um ambiente quebrado por um verde-esmeralda, que inspira esse do éter que vagueia criando uma atmosfera de paz, harmonia, de amor.

Assim termina em apoteose mais uma edição do Portugal Fashion, a 28º, onde se pode constatar as tendências, para o "Fall/Winter" 2011/12. Desde o mais glamouroso, passando pelo desportivo e o mais descontraído, dos tecidos, das cores, dos cortes. Acessórios para todos os gostos onde os sapatos foram as estrelas da passerelle, e a passerelle o céu das estrelas que se maravilharam com cada apresentação dos criadores.

Os parabéns à ANJE por mais esta edição do PortugalFashion.

Foto-reportagens

Parte I: www.portugalgay.pt/extra/portugalfashion2011.4/ .

Parte II: www.portugalgay.pt/extra/portugalfashion2011.5/ .

PORTUGAL: Contrastes no último dia do PortugalFashion Fall/Winter 2011

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal