Pesquisa:
 

Terça-feira, 27 Janeiro 2009 18:37

BOLÍVIA
Nova Constituição e a agitação da Igreja



No passado Domingo dia 25, a Bolívia aprovou a nova Constituição por voto popular.


Mas não foi uma campanha calma, pois a Igreja precipitou-se numa propaganda contra a aprovação desta nova constituição, porque segundo a instituição religiosa, com a aprovação desta constituição estará aberto o caminho para a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, e do aborto.

Assim o novo texto afasta a influência da Igreja no Estado, fazendo deste uma instituição laica.

Lê-se na nova constituição sobre o plano familiar a expressão “famílias” e não “família”, e assim nasce a esperança de que a Bolívia passe a considerar as novas famílias contemporâneas.

Propagandas televisivas fomentadas por facções conservadoras, como a Igreja Católica, diziam que ao aprovar esta Constituição levaria a que fosse o Estado a educar os jovens e não Deus, ou ainda a imagem de dois jovens que se beijam, enquanto uma voz off vai dizendo que se for aprovada a nova Constituição os casamentos entre pessoas do mesmo sexo será uma realidade.

Perante toda este alarido Evo Morales, classificou os seus opositores, e opositores desta nova Constituição, como fiéis obedientes dos EUA, e que desejam repetir o mesmo acto de conservadorismo praticado na Califórnia em 2008, perante a “Proposta 8”.

Nem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, nem o aborto faz parte desta nova redacção pelo que toda esta movimentação é baseada em suposições de que os tribunais irão interpretar o texto de forma progressista, disse Evo Morales.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal