Pesquisa:
 

Quarta-feira, 26 Setembro 2018 00:51

GRÉCIA
Ativista Queer Zak Kostopoulos é espancado até a morte em Atenas



Zak Kostopoulos, um proeminente ativista LGBT+ e performer drag, foi agredido violentamente por dois homens em plena luz do dia em Atenas esta sexta-feira.


Os jornais grega noticiaram que o ativista LGBT+ Zak Kostopoulos morreu num acidente após uma suposta tentativa de roubo de uma joelharia em Atenas. No entanto, um vídeo foi divulgado na Internet mostra Kostopoulos desarmado sendo agredido violentamente por dois homens frente a uma multidão até ficar inconsciente no chão.

A página de Kostopoulos no Facebook passou para o estado "em memória". Nas redes sociais, os ativistas delinearam o incidente e sua cobertura pelos média gregos:

O assassinato dele foi apresentado nas notícias como um acidente: ele morreu tentando escapar pela montra de uma loja depois de tentar um assalto à mão armada. O brutal vídeo que acompanha esses artigos mostra uma verdade bem diferente: um Zak desorientado e desarmado tentando escapar e o dono da loja com outro homem brutalmente agredindo-o até à morte. Testemunho online

Kostopoulos aparentemente ficou preso dentro do espaço da loja quando a porta de segurança se fechou automaticamente, com o dono da loja fora da mesma. O vídeo mostra um Kostopoulos obviamente desorientado sozinho dentro da loja a tentar partir a porta com um extintor. Pouco depois percebe que tem acesso à montra, cujo vidro foi partido, por baixo de uma estante e tenta gatinhar para fora, altura em que é pontapeado por dois homens violentamente, sobre os vidros partidos. No vídeo vê-se claramente um dos homens a dar um pontapé na cabeça de Kostopoulos que é projectada contra o chão.

Só nessa altura alguém decide intervir e parar com a agressão. Entretanto a polícia chegou e transferiu Kostopoulos algemado para uma ambulância.

Kostopoulos terá morrido a caminho do hospital. O dono da loja foi e o outro homem envolvido no espancamento foram ambos detidos durante a investigação. Entretanto os primeiros resultados da autópsia não foram conclusivos sobre a exacta causa da morte e mais exames vão ser necessários.

Zak Kostopoulos, de 33 anos, era uma figura proeminente e performer na comunidade grega LGBT+ que falou publicamente contra o estigma em torno do VIH. Era um membro ativo da Voz Positiva, uma associação grega VIH+ e um artista de drag popular que se apresentava sob o nome de Zackie Oh.

GRÉCIA: Ativista Queer Zak Kostopoulos é espancado até a morte em Atenas

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2018)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal