Pesquisa:
 

Sábado, 27 Setembro 2014 09:55

PORTUGAL
QueerLisboa18 - Flores Raras encerra a 18ª edição do Queer Lisboa



O Queer Lisboa 18 termina hoje com o filme Flores Raras de Bruno Barreto que será exibido na Sessão de Encerramento no Cinema São Jorge às 21h00, após o anúncio dos prémios da competição.


O filme brasileiro Flores Raras foi o título escolhido para a Sessão de Encerramento do Queer Lisboa 18, que acontecerá pelas 21h00 na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. O filme conta a história, baseada em factos reais, da conturbada relação da poetisa americana Elisabeth Bishop com a arquitecta paisagista brasileira Lota de Macedo Soares, esta última interpretada por Glória Pires. Antes da exibição do filme, será conhecido o Palmarés do Queer Lisboa 18, com os prémios de Melhor Longa-Metragem, juntamente com Melhor Actor e Melhor Actriz; Melhor Documentário; Melhor Curta-Metragem e Melhor Curta-Metragem Portuguesa; bem como o Melhor Filme de Escola da Competição In My Shorts e três Prémios do Público. O Queer Lisboa 18 termina na já habitual Festa de Encerramento na discoteca Construction.

Às 15h00 é exibido La Dune, de Yossi Aviram, uma surpreendente história de um reencontro na França rural entre dois homens com um estranho passado em comum. Boys, de Mischa Kamp, uma história de amor entre dois rapazes tendo como pano de fundo o ambiente da competição desportiva, encerra a secção Panorama do Festival. Por sua vez, o documentário Nan Goldin: I Remember Your Face, de Sabine Lidl, encerra a secção Queer Art. O filme oferece-nos um retrato íntimo da conceituada fotógrafa, enquanto esta viaja de Paris a Berlim, reencontrando velhos amigos, e recordando com eles diferentes períodos da sua vida.

Na Cinemateca, será exibido Aya de Youpogon, de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie, uma animação construída a partir dos dois primeiros volumes da novela gráfica homónima assinada por ambos os realizadores, que nos conta a divertida história de Aya e do seu bairro, pondo em causa qualquer estereótipo que tenhamos de um bairro na Costa do Marfim. Encerrando a secção Queer Focus on Africa, Appunti Per Un’Oriestiade Africana, de Pier Paolo Pasolini, é um testemunho na primeira pessoa do realizador italiano, onde expõe a sua visão utópica sobre este continente, enquanto procura os actores para uma recriação da Oresteia, de Ésquilo.

A secção Queer Pop apresenta hoje uma sessão que celebra os 30 anos de carreira dos Pet Shop Boys, uma das mais importantes bandas do universo pop. A par da sua obra discográfica, a banda britânica soube criar uma obra audiovisual que em muito contribuiu para a construção de uma cultura queer e para a qual colaboraram nomes como o do fotógrafo e realizador norte-americano Bruce Weber. Celebrando outra efeméride, desta feita a de 20 anos de carreira, o Queer Pop exibe o documentário The Gift: A Single Hand Camera Documentary, de Gonçalo Covacich. Com apenas uma câmara na mão, Covacich acompanhou a banda de Alcobaça durante a Vinyl Tour, captando o momento em que se iniciou uma forma de estar diferente na música em Portugal. Ambas as sessões têm lugar na Sala Montepio do Cinema São Jorge, respectivamente às 18h30 e às 17h00.

PORTUGAL: QueerLisboa18 - Flores Raras encerra a 18ª edição do Queer Lisboa

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal